O seu carrinho está vazio!

O que é a Zona? Como prevenir e tratar?

26 de Mai, 2023

Dá-se o nome de “Zona” a uma infeção que é provocada pelo mesmo vírus da varicela. Afeta sobretudo a população a partir dos 50 anos e pode trazer complicações sérias. Conheça os sintomas e saiba o que fazer para prevenir e tratar!

 

Estima-se que mais de 90% das pessoas adultas são portadoras do vírus causador da Zona, e que uma em cada três pessoas está em risco. Trata-se de uma infeção causada pelo mesmo vírus que provoca a varicela, o qual pode ser reativado mesmo que tenha permanecido inativo nas células nervosas durante muitos anos. Assim, uma pessoa que tenha tido varicela, mesmo quando ainda era criança, pode ter uma reativação do vírus num período mais avançado da vida, numa fase em que o seu sistema imunitário esteja enfraquecido. A Zona não é contagiosa, mas uma pessoa que esteja com Zona pode transmitir varicela a pessoas que nunca tenham tido esta infeção.

 

Estão mais suscetíveis as pessoas acima dos 50 anos, mas a Zona pode atingir pessoas de qualquer idade, afetando aquelas que têm um sistema imunitário mais debilitado, nomeadamente devido a outros problemas de saúde, a medicação tomada (medicamentos imunossupressores, por exemplo), a tratamentos de quimioterapia ou radioterapia,  à realização de um transplante, a cirurgias à coluna, infeções ou traumatismos graves, e também devido à idade e ao processo natural de enfraquecimento das funções vitais.

 

O principal sintoma de Zona, que geralmente dá o alerta que ajuda a detetar a doença, é o aparecimento de vesículas – bolhas cheias de líquido - em partes específicas do corpo, as quais surgem sobretudo nas costas e no tronco, mas também podem aparecer no peito, no abdómen, no rosto, e até afetar os olhos. Estas erupções cutâneas estão ligadas aos nervos que o vírus infeta, e secam alguns dias depois de aparecerem.

 

Há outros sintomas que surgem ainda antes das erupções cutâneas, aos quais importa estar atento: dores de cabeça, arrepios, náuseas, problemas intestinais como dificuldade em urinar ou diarreia, formigueiros, dores e picadas em certas áreas da pele e até febre. Uma vez que estes sintomas podem apontar para outra doença, importa estar atento e verificar se surgem erupções cutâneas passados alguns dias, sendo necessário um diagnóstico médico que confirme a doença. Geralmente as erupções cutâneas também provocam dor, o que ajuda a confirmar o diagnóstico.

 

O tratamento desta infeção é feito através de medicamentos antivirais, anestésicos e antiinflamatórios, os quais ajudam a atenuar a dor e acelerar o processo de cicatrização. Uma vez que a Zona pode dar origem a outras complicações sérias, é necessário proceder ao devido tratamento. Uma das consequências mais graves que podem ocorrer é a Nevralgia Pós-Herpética, que provoca dor incapacitante e duradoura, que persiste por norma até seis meses mas pode, em casos mais graves, prevalecer durante anos e causar ansiedade, depressão e perturbações do sono. Para além da Nevralgia Pós-Herpética, a Zona pode afetar a pele, os olhos e até a audição.

 

Voltar |

Posts relacionados

7 alimentos essenciais para fortalecer a sua imunidade

23 de Março, 2022 Corpo humano

7 alimentos essenciais para fortalecer a sua imunidade

No tempo frio e em períodos de maior propagação de vírus as defesas do organismo enfraquecem, deixan...

Ler mais

Produtos relacionados

Conheça os sintomas e saiba o que fazer para prevenir e tratar!

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização