A Vitamina B1 é também conhecida por Tiamina, Fator Anti beribéri, Aneurina e Fator Anti neurítico. Esta vitamina estimula o apetite, é essencial para a formação do sangue e tem uma função muito importante no metabolismo de hidratos de carbono. A absorção de Tiamina pode ser fortemente prejudicada com o consumo excessivo de álcool, que interfere no transporte da substância. A falta desta vitamina manifesta-se principalmente em pacientes alcoólicos e é denominada de beribéri.
Função: Para além de ser importante no metabolismo de hidratos de carbono, proteínas e gorduras, a Vitamina B1 ajuda na produção de ácido clorídrico, que é necessário para uma boa digestão. Auxilia na produção de células sanguíneas e favorece a circulação do sangue. Ajuda a manter as funções cerebrais saudáveis e auxilia a atividade cognitiva. Fortalece o músculo do coração e protege o organismo contra os efeitos do envelhecimento.
Fontes: Está presente na levedura de cerveja seca, carne (porco, cordeiro, vaca), aves, cereais de grão inteiro, nozes, leguminosas e legumes secos. Também está presente nos grãos de cereais.
Carência: A carência de Tiamina também provoca fadiga, depressão, anorexia e instabilidade emocional. Se o tratamento não for imediato, a memória pode ser permanentemente afetada. São ainda possíveis sintomas gastrointestinais e insuficiência cardíaca.
História: Foi através da descoberta e denominação da Tiamina que a palavra vitamina (do latim vita=vida, amina=composto que contém nitrogénio) foi criada. Os estudos desta vitamina lançaram as bases para toda a pesquisa sobre nutrição que se fez posteriormente.
Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para a manutenção da boa saúde e evitar doenças. Em caso de dúvidas, converse com o seu médico ou farmacêutico.
Texto extraído do livro “Guia para uma alimentação saudável”, Bliss-Repger, 2013.