A Osteoporose é uma patologia com uma maior incidência nas mulheres na menopausa, devido à falta de estrogénio. Esta doença também atinge os homens, no entanto, 3 em 4 pacientes são do género feminino.
O QUE É A OSTEOPOROSE?
A Osteoporose pode ser definida como a perda acelerada da massa óssea. A doença surge durante o envelhecimento, provocando a diminuição da absorção de minerais e cálcio, e consequente fragilidade dos ossos. Esta debilidade na estrutura óssea aumenta a probabilidade de ocorrerem fraturas que se podem tornar graves, sendo a coluna, o pulso e o colo do fémur as partes do corpo mais propícias ao seu desenvolvimento.
Para além do envelhecimento, existem outros fatores que podem contribuir para o aparecimento da Osteoporose:
-
Vida Sedentária
-
Fumo ou Bebidas Alcoólicas em Excesso
-
Histórico Familiar de Osteoporose
-
Baixa ingestão de Cálcio e Vitamina D
-
Artrite, Diabetes, Leucemia
OSTEOPOROSE – PREVINA-SE!
Os tratamentos da osteoporose não revertem completamente a perda óssea. Por norma, ela é detetada somente após a sua instalação e, por isso, considera-se que a melhor estratégia sejam a adoção de medidas preventivas:
-
Alimentação Saudável: deve conter alimentos como leite e derivados, vegetais de folha escuro, óleos de fígado de peixes, ovos e margarinas. Evite consumir alimentos que diminuíam a absorção de cálcio tais como espinafres, batata-doce, feijão.
-
Uso de Suplementos ou Medicamentos: é importante a ingestão de vitamina D e de cálcio, pois estes nutrientes estão em falta.
-
Exposição Solar: é recomendado a exposição solar, pois esta ativa o funcionamento da vitamina D, facilitando do cálcio pelo organismo.
-
Exercício Físico: a prática regular de exercício físico é altamente recomendada, visto que estimula a formação óssea e previne a reabsorção. Destaque para a caminhada ou corrida, agachamentos, basquetebol, por exemplo.
VER PRODUTOS CÁLCIO+
|