O seu carrinho está vazio!

Tosse com expetoração? Saiba como aliviar!

21 de Outubro, 2022

A inconstância meteorológica, o rápido arrefecimento que se sucede a dias mais quentes, e o próprio facto de termos passados os dois últimos anos mais recolhidos em casa e protegidos pelo uso de uma máscara, fazem com que o risco de constipações, gripes e resfriados aumente. De entre os principais sintomas que uma doença das vias respiratórias evidencia, a tosse com expetoração é um dos mais incómodos. Conheça algumas dicas que ajudam a aliviá-la!

Em primeiro lugar, nunca é de mais frisar a importância de ser acompanhado por um médico ou farmacêutico caso tenha tosse. Os remédios caseiros são um método complementar e devem ser sempre usados conforme o seu caso pessoal, respeitando eventuais restrições que possa ter, e em conjunto com o tratamento que lhe tenha sido prescrito por um especialista. Tendo este princípio em conta, alguns alimentos e mezinhas são bastante benéficos e, dadas as propriedades dos nutrientes que possuem, ajudam a potenciar o efeito positivo dos fármacos, contribuindo para um alívio mais rápido e eficaz dos sintomas.

Existem vários tipos de tosse, dependentes daquilo que a causa: a tosse pode ser sintoma de alergia, pode surgir associada ao catarro, pode ser seca ou com expetoração.

Em primeiro lugar, é essencial manter uma boa hidratação. Se tem tosse, beba mais água ou líquidos saudáveis, como chás ou sumos naturais (evite os refrigerantes e o álcool).

Dica rápida: Uma boa forma de obter algum alívio imediato da tosse com expetoração consiste em beber um copo de água morna com uma colher de mel dissolvida nela. Dessa forma, relaxa os músculos da garganta, o que atenua a tosse e, ao mesmo tempo, o mel contribui para fluidificar o muco, o que alivia a expetoração.

 

Chás eficazes para aliviar a tosse:

1 – Casca de romã – a romã é considerada um “antibiótico natural”, por ser rica em antioxidantes e ter poder anti-inflamatório. Coma os bagos da romã e lave bem as cascas, deixando-as secar ao ar. depois de estarem secas, pode guardar num frasco, para utilizar quando precisar. Ferva 2 a 3 pedaços de casca de romã em meio litro de água e use para gargarejar quando estiver morno, bebendo de seguida.

2 – Alecrim – É anti-inflamatório e contribui também para aliviar sintomas de asma, amigdalite e outras doenças do trato respiratório.

3 – Casca de cebola roxa – Deve ser fervida e coada, bebendo-se o chá que se obtém. A casca de cebola concentra flavonoides e minerais como Magnésio, Fósforo e Ferro, tendo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A casca de cebola roxa é mais rica que a casca de cebola comum.

4 – Eucalipto – É expetorante, antimicrobiano e antioxidante

5 – Tomilho – ajuda a libertar a expetoração e a combater problemas respiratórios, como a bronquite, relaxando os músculos das vias respiratórias e acalmando a tosse.

6 – Gengibre – tem um notável poder anti-inflamatório, sendo muito benéfico para combater infeções e, no caso das vias respiratórias, ajudando a fluidificar o muco, eliminando as secreções.

 

Poderá potenciar os efeitos benéficos de alguns ingredientes conjugando-os, como por exemplo:

- Chá de canela, cravinho, mel e limão – Estas duas especiarias têm um forte poder antifúngico, combatendo os vírus, enquanto o mel acalma a tosse e alivia a expetoração e o limão reforça o sistema imunitário graças à sua elevada concentração de vitamina C.

- Xarope de cenoura com mel – o clássico remédio caseiro utilizado por mães e avós tem de facto uma ação benéfica: a cenoura é rica em vitamina C, que aumenta as defesas do organismo, sendo antitússica, o que faz com que acalme a tosse. O mel ajuda a acalmar as vias respiratórias e a combater a expetoração.

 

Para além da hidratação, outra forma de atenua a tosse com expetoração consiste em inalar vapores.

Poderá simplesmente aquecer água, mas, para obter melhores resultados, deve usar ingredientes com propriedades especialmente eficazes no alívio de sintomas associados a problemas respiratórios, como é o caso da raíz de gengibre ou do eucalipto. Ferva dois a três centímetros de raiz de gengibre ou 4 a 5 folhas de eucalipto em meio litro de água. Deixe ferver durante a 10 minutos, apague o lume e coloque o recipiente num local onde possa posicionar a sua cara diretamente por cima da panela ou tacho que utilizou. Com cuidado para não se queimar deverá inspirar e expirar profundamente, inalando o vapor que se liberta. Para potenciar este efeito, poderá colocar uma toalha de banho sobre a sua cabeça e envolver com ela a panela, de modo a criar um efeito estufa.

 

A tosse não o deixa dormir?

Beba um copo de leite morno com mel, que acalma as vias respiratórias e favorece o relaxamento.

Posicione a almofada de forma a dormir com a cabeça mais elevada do que o habitual.

Voltar |

Posts relacionados

Gripes e constipações: Mantenha-as à distância!

9 de Janeiro, 2017 Dicas e receitas

Gripes e constipações: Mantenha-as à distância!

Com o aproximar dos dias mais frios, é urgente adotar comportamentos que nos ajudem a fortalecer o o...

Ler mais

A inconstância meteorológica, o rápido arrefecimento que se sucede a dias mais quentes, e o próprio facto de termos passados os dois últimos anos mais recolhidos em casa e protegidos pelo uso de uma máscara, fazem com que o risco de constipações, gripes e resfriados aumente. De entre os principais sintomas que uma doença das vias respiratórias evidencia, a tosse com expetoração é um dos mais incómodos. Conheça algumas dicas que ajudam a aliviá-la!

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização