O seu carrinho está vazio!

Sofre de insónia? Veja como ter um sono de qualidade

30 de Setembro, 2024

Dá mil e uma voltas na cama até finalmente conseguir “pegar” o sono? Talvez esteja a sofrer de Insónia…. Saiba as causas, tome nota de algumas dicas uteis e diga adeus às noites mal dormidas.

Há diversos distúrbios específicos ligados ao sono que surgem com a idade. Por exemplo, as mulheres quando chegam à menopausa podem ver o seu sono interrompido pelos afrontamentos ou pelos suores noturnos. Muitas vezes, acordam a sentir-se febris, quentes e transpiradas, interrompendo o sono. A longo prazo esta privação do sono pode conduzir a estados de irritabilidade, depressão, dificuldade de concentração e fragilidade do sistema imunitário. Nestes casos, convém procurar o médico de família para que lhe prescreva um tratamento mais indicado.

A insónia é um dos distúrbios que mais afeta o sono da população mundial. Pode ter origem psicológica e afeta todas as faixas etárias e géneros, mas com maior prevalência nas mulheres. As noites mal dormidas afetam as defesas naturais do organismo e podem levar a outros distúrbios graves, como a depressão. A boa notícia é que pode melhorar as suas noites de sono com algumas alterações nos seus hábitos e na sua dieta.

Tome nota e diga adeus à sua insónia!

  • Horário de dormir — quando existe uma rotina o corpo reconhece esse momento como um tempo de descanso e o sono aparece com maior facilidade. Por isso, estabeleça uma hora para se deitar-se e mantenha-a todos os dias.
  • Esqueça as preocupações — Procure relaxar 2 horas antes de ir dormir. Os problemas familiares e de trabalho devem ser resolvidas durante o dia, não adianta levá-las para a cama! Crie rituais: leia um bom livro e tome um banho quente para relaxar. 
  • Não faça exercício físico antes de se deitar — Quando pratica exercício físico há uma descarga de adrenalina e outras hormonas de resposta ao stress que demoram a desaparecer. Faça exercício até 5 horas antes de ir para a cama, pois o desporto ajuda a relaxar e dormir melhor. 
  • Se a insónia persistir… levante-se — Se não estiver a conseguir adormecer, não fique na cama. Levante-se, beba um copo de leite morno ou um chá de camomila. Tentar dormir a todo o custo, só o deixará mais ansioso. 
  • Evite estimulantes — Não deve consumir cafeina ou alimentos ricos nesta substância, nas 6 horas que antecedem o horário de dormir.
  • Alimentos que combatem a insónia — Procure alimentos com efeitos calmantes e relaxantes, que estimulam o sono. Alguns exemplos: Chá de camomila, tília ou erva-cidreira; alface, noz-moscada, hortelã, couve, leite quente com mel, sementes de abobora e maracujá.
Voltar |

Posts relacionados

Adeus insónias

9 de Setembro, 2024 Corpo humano

Adeus insónias

As noites sem dormir afetam as defesas naturais do organismo e podem levar à depressão. Temos alguma...

Ler mais

Produtos relacionados

Tem dificuldades em adormecer?

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização