Uma vida sedentária está intimamente relacionada com um maior risco de obesidade, HTA e doenças cardíacas. Assim, é importante que mantenha uma vida ativa, praticando regularmente exercício físico.
O sedentarismo é um dos maiores fatores de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas. A prática de atividade física diminui o risco cardiovascular, para além de manter a saúde e o bem-estar geral – físico e psíquico.
Consequências do sedentarismo
Entre as principais consequências que a falta de atividade física causa ao organismo, está a acumulação de gordura na região abdominal e aumento do colesterol. Além disso, outros problemas podem desenvolver-se, como por exemplo:
- Doenças cardiovasculares (risco de AVC ou infarto);
- Acumulação de gordura nas artérias;
- Aumento do risco de Diabetes do tipo 2;
- Dores nas articulações;
- Perda de força muscular;
- Perda da flexibilidade articular;
- Excesso de peso ou obesidade;
- Roncos e apneia durante o sono.
Doenças causadas pelo sedentarismo
O sedentarismo associado a hábitos nocivos como tabagismo e álcool, e dietas calóricas, é a principal causa do aumento da incidência de doenças cardiovasculares.
Os indivíduos que levam uma vida sedentária estão mais suscetíveis a desenvolver doenças como hipertensão arterial, diabetes, ansiedade, obesidade, aumento do colesterol, enfarte do miocárdio, entre outras, além da atrofia muscular que dificulta a realização de tarefas simples do dia-a-dia.
No seu dia-a-dia implemente hábitos que o ajudam a manter-se ativo, por exemplo:
- Prefira escadas a elevadores.
- Ande mais a pé (na utilização dos transportes públicos, desça uma paragem antes, deixe o automóvel mais longe).
- Se puder, faça percursos de bicicleta.
- Salte à corda.
Diferença entre atividade física e exercício físico
A atividade física engloba qualquer movimento corporal realizado pelos músculos esqueléticos, com gastos energéticos acima dos níveis de repouso. Inclui as atividades do dia a dia que envolvem movimento como, por exemplo, trabalhos domésticos, jardinagem, caminhar, subir escadas.
O exercício físico, por outro lado, é planeado, estruturado, repetitivo e com a finalidade de alcançar um objetivo. Inclui natação, corrida, musculação, ciclismo entre outros.
Benefícios do exercício físico
A prática de exercício físico além dos benefícios para os músculos e articulações, assume um papel importante tanto na prevenção, como no tratamento e controlo da HTA. O exercício aeróbio regular reduz a Pressão Arterial (PA) em repouso em indivíduos com PA arterial normal e nos hipertensos.
Além dos benefícios na manutenção da PA dentro dos valores normais, o exercício físico aeróbio, melhora a composição corporal uma vez que ajuda a diminuir a massa gorda, melhora a condição física, diminui triglicerídeos e LDL e aumenta HDL.
Na prática de exercício físico, o ideal é optar preferencialmente por exercício aeróbio como por exemplo, corrida, ciclismo, caminhada, devendo ser complementado com exercícios de resistência/força, que levem a aumento da força e massa muscular como flexões, agachamentos, pesos, etc.
Cuidados a ter antes de iniciar a prática de exercício físico
É muito importante que faça um exame médico prévio, principalmente nos seguintes casos:
- Homens com mais de 45 anos e mulheres com mais de 50 anos.
- Ser portador de doença cardíaca suspeita ou já diagnosticada.
- Sofrer de hipertensão.
- Ter diabetes.
- Existir história familiar de doença cardíaca.