O seu carrinho está vazio!

Receitas caseiras que ajudam a melhorar a memória

29 de Agosto, 2022

Devido à concentração de determinados nutrientes, alguns alimentos contribuem para atenuar a perda de memória, prevenindo algumas doenças, como a doença de Alzheimer. Tome nota de algumas receitas caseiras que ajudam a prolongar a saúde e a vitalidade do seu cérebro.

 

1 - Pasta de Beterraba e Amora

Estes dois alimentos são ricos em ferro, o que melhora a oxigenação das células.

Ingredientes:

- 2 beterrabas

- 2 amoras

Preparação: Junte os dois ingredientes e bata no liquidificador até obter uma pasta consistente. Ingira todos os dias.

 

2 - Chá de Erva-doce e Alecrim

Para além de estimular a memória, este chá ajuda a tratar problemas de tonturas ou sequelas de derrames.

Ingredientes:

- ½ Lt. de água

- 1 colher (chá) de erva-doce

- 1 colher (chá) de alecrim

- 3 cravinhos (sem cabeça).

Preparação: Ponha a água ao lume e deixe ferver. De seguida, apague o lume e junte as plantas e o cravinho. Tape durante 5 a 10 minutos e depois coe. Beba uma chávena deste chá, todos os dias.

 

3 - Chá estimulante para o cérebro

Com a idade, a memória tem tendência para ficar desgastada. Tomar este remédio caseiro com regularidade ajuda a combater uma perda precoce desta capacidade. A planta do ginseng possui propriedades que ajudam no bom funcionamento do cérebro.

Ingredientes:

- 1 punhado e alecrim

- 1 punhado de ginseng

- 1 colher (chá) de noz moscada em pó

- 2 copos de água

Preparação: Leve ao lume todos os ingredientes, juntamente com a água e deixe ferver. Desligue o fogão, coe este chá e beba 2 a 3 chávenas por dia, sempre quente.

 

4 - Batido de casca de ananás

Para além de ajudar a prevenir as falhas de memória, esta bebida ajuda a estabilizar o humor e, por ser rica em vitamina C e fibra, diminui a sensação de fome, aumentando a sua energia.

Ingredientes:

- 1 Lt. de água

- Cascas de 1 ananás

- 1 pedaço de gengibre (5 cm)

- Mel para adoçar

Preparação: Leve todos os ingredientes ao lume e deixe ferver. Desligue o fogão e triture tudo no liquidificador, coe o preparado e adoce com o mel. Beba um copo, todos os dias, sempre fresco.

 

5 - Chá preto com citrinos

Ingredientes:

- 1 colher (sopa) de chá preto

- ½ Lt. de água

- 1 chávena (chá) de sumo de laranja

- 4 colheres (sopa) de sumo de limão

- 4 colheres (sopa) de açúcar mascavado ou mel

- Rodelas de limão para decorar

Preparação: Faça um chá preto com 1 colher (sopa) desta erva em ½ Lt. de água a ferver. Deixe em infusão durante 5 minutos, coe e coloque no frigorífico a refrescar. Coloque o sumo de laranja numa forma para gelo e coloque no congelador. De seguida, bata no liquidificador o chá, com o sumo de limão, o açúcar ou o mel. Na hora de servir, refresque o chá com o sumo de laranja em gelo e decore com as rodelas de limão.

Contraindicações: Pessoas com problemas cardíacos.

 

6 - Chá de Cravinho-da-Índia

Ingredientes:

- 1 litro de água

- 1 colher (sopa) de cravo-da-índia

Preparação: Ferva a água juntamente com o cravo-da-índia. Desligue o fogão, deixe amornar e coe o chá. Beba três chávenas deste chá por dia.

Contraindicações: Grávidas.

 

7 - Sumo de Tomate

O tomate concentra alguns nutrientes que funcionam como um revitalizador da mente.

Ingredientes:

- 2 tomates médios sem grainhas

- 1 chávena (chá) de água

Preparação: No liquidificador bata todos os ingredientes e beba 1 copo do sumo de tomate, após as principais refeições.

 

Alimentos amigos da memória


Mel – Ingerir mel puro pode melhorar a sua memória, pois além de ter efeitos calmantes, promove também o relaxamento e o descanso. Recomenda-se 1 a 2 colheres (chá) por dia.

Salmão, sardinha e cavala – Todos os peixes gordos são ricos em ómega 3 e auxiliam, por isso, na regeneração dos neurónios e no desenvolvimento cerebral, prevenindo ainda a doença de Alzheimer. Recomenda-se o consumo de 100g de um destes peixes, ao almoço ou ao jantar, no mínimo três vezes por semana.

Soja – Esta leguminosa é rica em ácidos graxos polinsaturados (ómega 6 e ómega 3) e compostos fitoquímicos, como a isoflavona, que ajuda a prevenir a arteriosclerose, tornando as artérias mais flexíveis. Recomenda-se incluir no seu menu diário 1 a 3 colheres (sopa) de soja cozinhada ou beber com regularidade leite de soja.

Abacate – Rico em muitos nutrientes, esta fruta traz muitos benefícios para a saúde. A sua polpa concentra vitaminas A, B1, B2 e E, fitosterol, lecitina, tanino, ácido oleico, linoléico e palmítico, o que permite, entre outras vantagens, combater e evitar a fadiga mental. Recomenda-se ingerir 1 peça desta fruta, pelo menos uma vez por semana.

Feijão, grão e ervilhas – Quase todas as leguminosas em grão são ricas em hidratos de carbono e proteínas, o que não só dá energia ao seu corpo, mas também à sua mente. Recomenda-se 1 colher (sopa) deste tipo de leguminosa por dia, numa das suas refeições principais.

Maçã – Extremamente rica em ácido fosfórico, a maçã é um dos alimentos que ajuda bastante a atividade cerebral. Ingerida com alguma regularidade, pode prevenir contra a perda de memória e o aumento de danos por oxidação dos tecidos cerebrais. Recomenda-se o consumo de a 5 peças desta fruta, por dia.

Nozes, avelãs e amêndoas – Para além de outros nutrientes, estes frutos oleaginosos são ricos gorduras polinsaturadas (ómega 3 e 6), que ajudam a melhorar todas as células do organismo, incluindo as cerebrais. Previnem a doença de Alzheimer. Recomenda-se o consumo de 30g destes frutos secos por dia.

Voltar |

Posts relacionados

Alimentos que ajudam a aumentar o foco e a concentração

12 de Outubro, 2020 Dicas e receitas

Alimentos que ajudam a aumentar o foco e a concentração

A saúde cerebral pode ser potencializada com alguns alimentos que ajudam a aumentar o foco e a conce...

Ler mais
Alimentos para dormir melhor

30 de Agosto, 2021 Dicas e receitas

Alimentos para dormir melhor

Os nossos hábitos e alimentação influenciam diretamente na qualidade do nosso sono. Por um lado, a i...

Ler mais

Tome nota de algumas receitas caseiras que ajudam a prolongar a saúde e a vitalidade do seu cérebro.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização