O seu carrinho está vazio!

Proteja a sua saúde mental na época festiva

15 de Dezembro, 2022

Dezembro é tempo de celebração, convívio e partilha mas, quer seja pela proximidade com o fim do ano e a necessidade de cumprir prazos mais apertados, fazer inventários e definir metas para o ano seguinte, quer seja pelas inúmeras tarefas acrescidas que surgem na nossa vida pessoal com as celebrações da época, o risco de desgaste para o nosso cérebro torna-se ameaçadoramente maior. Nesta quadra festiva, proteja a sua saúde mental e lembre-se que o mais importante é, sempre, o seu equilíbrio e bem-estar.

Embora não seja fácil dar resposta à quantidade de solicitações que naturalmente surgem no último mês do ano que, em muitas profissões, corresponde a uma necessidade acrescida de apresentar resultados e fazer o balanço do ano que está a terminar, é fundamental manter sempre presente que, por mais que tenha de fazer, preservar a sua saúde e equilíbrio não só a nível físico, mas também mental, é de suprema importância.

1 – Defina prioridades e respeite-as

Nem sempre é possível fazer tudo dentro dos prazos que muitas vezes são exigidos. Assim, é essencial que, na sua vida profissional, defina aquilo que é de facto prioritário. Se tem uma tarefa em mãos que requer mais tempo e energia, provavelmente será melhor deixá-la para segundo plano, a menos que ela tenha de ser realmente feita neste período. Procure, tanto quanto possível, concretizar tarefas menores, que consegue concluir mais facilmente. O cérebro humano reage positivamente à sensação de realização e de dever cumprido e, nesse sentido, à medida que conseguir ir eliminando itens da sua lista de tarefas, conseguirá relaxar mais facilmente. Peça ajuda. O trabalho em equipa é uma mais-valia e pode ajudá-lo a libertar-se da pressão excessiva sobre si. Estabeleça planos diários de trabalho e obrigue-se a respeitá-los, sem sobrecargas. O ano está a terminar, mas aquilo que não puder ser feito em dezembro pode, em muitos casos, ser concluído em janeiro.

2 – Mantenha uma boa rotina de sono

É fácil cair na tendência para trabalhar mais horas e, em casa, roubar horas de descanso aos preparativos para as festas. Evite que isso aconteça, lembre-se que este período é mais exigente a todos os níveis e que, por isso, é conveniente que consiga até dormir mais um pouco todas as noites.

3 – Mantenha uma alimentação saudável

Da mesma forma como é essencial cumprir com horários de sono, também é imprescindível atender à sua alimentação. Com jantares e almoços de convívio que muitas vezes surgem associados a esta época é bastante fácil cometer excessos calóricos e ingerir mais alimentos processados, açucares, gorduras e álcool. Seja cuidadoso nessas refeições e, fora delas, redobre a atenção, optando por ingerir mais alimentos de baixo valor calórico, especialmente legumes, reforçando o consumo de sopas, cozidos e grelhados. Aumente também o consumo de água, para melhorar a sua hidratação e favorecer a eliminação de toxinas.

4 – Reforce o consumo de alimentos que fortalecem o cérebro

Uma vez que esta época pode causar um maior desgaste mental, é aconselhável ingerir mais alimentos ricos em vitamina B, Magnésio, Selénio e Zinco, nutrientes que são especialmente necessários ao bom funcionamento do cérebro e que ajudam a combater os efeitos do stresse. Banana, salmão, sardinha, frutos secos, couve, espinafre, leite, ovos e sementes são alguns exemplos de alimentos que deve privilegiar.

5 – Ande a pé

Pode ser difícil ir ao ginásio ou manter os mesmos hábitos desportivos que deverá ter durante o ano inteiro. Assim, para manter a boa forma física e mental, é aconselhável compensar de outra forma. Opte por andar mais a pé, sempre que tiver de fazer deslocações como, por exemplo, para fazer as compras de Natal, e utilize mais vezes as escadas do que os elevadores. Tanto quanto lhe seja possível, cumpra com um plano de atividade física regular e adequada à sua condição.

6 – Relativize as situações

Acima de tudo, aprenda a relativizar as situações e compreenda que Roma e Pavia não se fizeram num dia. Natal é tempo de partilha e entreajuda. Aposte mais no seu próprio equilíbrio confiando na capacidade dos outros para o ajudarem, permita-se ser apoiado e não se culpabilize. Faça o seu melhor e aceite que, como qualquer ser humano, está a aprender.

7 – Respeite as suas emoções

Nem sempre é fácil gerir as emoções, especialmente nos casos em que, por algum motivo, os convívios obrigam ao contacto com pessoas com quem preferia não ter de lidar. Faça com que os seus limites pessoais sejam respeitados e não se obrigue a suportar situações que lhe trazem mal-estar.

8 – Deixe algum tempo para si

Num período em que o convívio social aumenta e a carga de trabalho também se acentua, é ainda mais importante saber reservar algum tempo para estar a sós consigo próprio. Faça uma caminhada, oiça música, dedique meia hora ao seu passatempo preferido. Mesmo que só disponha de pouco tempo, saber que, nesse período, não tem de atender aos pedidos de ninguém e não tem de se preocupar com nada é, mais do que importante, imprescindível para que possa manter o seu equilíbrio.

9 – Procure ajuda especializada

Caso não se sinta bem, caso note em si alterações nos seus padrões de sono, mudanças de apetite, mudanças súbitas e constantes de humor, vontade de se isolar, perda de motivação e outros comportamentos que escapam àquilo que é habitual em si, saudável e desejável, não tenha vergonha de procurar ajuda especializada. Conversar com um terapeuta que possa ajudá-lo a compreender melhor aquilo que sente e a reencontrar o equilíbrio pode ser mais simples do que imagina e fazer toda a diferença na sua vida.

Voltar |

Posts relacionados

5 dicas para cuidar da Saúde mental das mães

19 de Novembro, 2024 Dicas e receitas, Corpo humano

5 dicas para cuidar da Saúde mental das mães

Cuidar da saúde mental das mães deve ser a prioridade de todos! Adoptar estas 5 dicas durante o dia-...

Ler mais

Produtos relacionados

Nesta quadra festiva, proteja a sua saúde mental e lembre-se que o mais importante é, sempre, o seu equilíbrio e bem-estar.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização