A Equinácea é uma planta medicinal, também conhecida como Flor-de-cone, Púrpura ou Rudbéquia, muito utilizada como remédio caseiro no tratamento de gripes e constipações.
Trata-se de uma planta herbácea, que se distingue pela cor púrpura e pelas suas pétalas em tons cor-de-rosa, sendo a sua colheita habitual na Primavera e no Outono. A parte mais utilizada é a raiz, apesar de alguns investigadores defenderem a utilização de toda a planta. Da sua composição distinguem-se várias substâncias ativas como polissacarídeos, flavonoides e óleos essenciais, que lhe conferem capacidades antivirais e estimulantes do sistema imunitário A Equinácea serve para ajudar no tratamento de gripes e resfriados, infecções respiratórias, infecção urinária, candidíase, dor de dente, gengiva, artrite reumatoide e doenças virais ou bacterianas, pois fortalece o sistema imunológico.
As propriedades da Equinácea incluem a sua ação anti-inflamatória, antibiótica, desintoxicante, imunoestimulante e antialérgica.
O contacto direto com o tecido da garganta, através de uma tintura de equinácea, pode atenuar infeções, irritações ou inchaços na garganta. Em muitos casos funciona em apenas 24 horas; bastam 30 gotas e deixar escorrer pela área afetada.
A aplicação externa de equinácea tem um efeito anti-inflamatório, antibacteriano e de normalização das células. É benéfico no tratamento do acne juvenil e herpes labial.
Chá para evitar gripes e constipações
Ingredientes
1 c. (chá) de raiz ou folhas de equinácea
1 chávena de água
Ponha as folhas em água a ferver e deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba.
A Equinácea é eficaz no início da constipação, impedindo a instalação do vírus e estimulando a produção de um anti-viral natural – o interferon. Usada já depois do aparecimento dos sintomas não tem tanta eficácia.
Por ter um forte poder antiinflamatório, a equinácea é também utilizada para prevenir e atenuar dores de ossos, nomeadamente aquelas que são provocadas pela artrite.
Compressas para alívio da artrite
Amasse com um almofariz as folhas juntamente com a raiz da Equinácea até formar uma pasta. Aplique na zona afetada com o auxílio de um pano humedecido com água quente.