Se tem antecedentes na família, há que ter cuidados redobrados. Antes prevenir do que remediar! Conheça a melhor forma para evitar ser uma vítima da diabetes.
A melhor ajuda que podemos dar a nós mesmos é evitar com que determinadas maleitas e patologias nos limitem o quotidiano. Evitar o aparecimento de uma determinada doença ou a sua desenvoltura é meio caminho andado para que a sua saúde chegue a bom porto.
A prevenção da Diabetes, por exemplo, passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultar um médico, fazendo exames regulares de diagnóstico. Conheça alguns pontos-chave, fundamentais para ter uma vida mais saudável mesmo tendo fortes possibilidade de vir a tornar-se num diabético:
-
Entender a Diabetes: perguntar, pesquisar e aconselhar-se sobre a doença deverá ser o seu primeiro passo. Só assim conseguirá entender melhor os seus sintomas.
-
Adotar uma Vida Saudável: uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico ajudam muito a prevenir a doença.
-
Controlar a Diabetes: fazer análises regularmente é imprescindível nesse controle. Se já é portador desta patologia, deverá monitorizar periodicamente os níveis de glicemia no sangue e tomar a medicação quando prescrita pelo médico.
-
Aceita essa condição: quando somos informados que sofremos desta doença, é legítimo termos um período de reflexão e análise. Porém, é de extrema importância, evitarmos a negação e passarmos para a fase da adaptação.
-
Verificar os níveis elevados de triglicéridos e os níveis reduzidos de HDL (o colesterol “bom”), bem como a intolerância a carboidratos, são outras das condições que favorecem o surgimento da diabetes.
Alimentos que ajudam a prevenir a Diabetes
Uma dieta equilibrada, ajuda a reduzir a taxa de açúcar no sangue. O ideal é recorrer a quem sabe, mas tal procedimento não invalide que comece desde já a pensar mais em si e na sua saúde.
A nível da fruta, deve-se evitar a que contém hidratos de carbono e mais doces. Falamos de uvas, bananas, figos e fruta em calda. Os alimentos integrais, por seu turno, são uma excelente opção visto que ajudam na distribuição dos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Destaque para a aveia, o arroz e a granola.
No universo das leguminosas, ideais para controlar o índice de glicemia, aposte no feijão, nas ervilhas, nas lentilhas, no grão de bico, nas favas e na soja. Já os vegetais são parte importante no tratamento e também são ricos em fibras, além de favorecerem a prevenção de outras doenças. Os principais são: repolho, couve, rabanetes, agriões e couve de Bruxelas.
Truques e dicas
-
Prefira carnes de aves e peixe ao invés de carne vermelha;
-
Substitua o açúcar pelo adoçante;
-
Na preparação dos alimentos substitua o óleo por azeite;
-
Coma em pequenas quantidades entre 5 a 6 vezes ao dia;
-
Beba cerca de 1.5lt a 2l de água por dia;
-
Evite o stresse;
-
Mantenha um estilo de vida saudável.
Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected]
|