São inúmeros os benefícios que se podem encontrar em sementes e raízes de determinadas frutas ou plantas. Com elas, pode preparar diversos remédios caseiros para tratar, atenuar ou prevenir problemas de saúde. Descubra os segredos destas maravilhas da natureza!
Chá de sementes de girassol
Ingredientes:
*40 gr. de sementes de girassol torradas
*1 litro de água
Preparação: Triture as sementes na picadora e junte-as à água. Ferva então tudo em lume alto.
Posologia: Beba uma chávena deste chá, 2 chávenas ao dia, para tratar a enxaqueca.
Atenção!
O óleo da semente de girassol ajuda a proteger o sistema nervoso, pois tem propriedades calmantes.
Chá de pevides de melancia
Ingredientes:
*2 colheres (sopa) de pevides de melancia
*1/2 litro de água
Preparação: Adicione as pevides de melancia à água já fervida e tape, deixando em infusão até que o chá fique morno. De seguida, coe o chá e beba várias chávenas ao dia.
Atenção!
Este remédio caseiro é ideal para quem sofre de hipertensão. As sementes de melancia ajudam a diminuir a pressão dos vasos sanguíneos e melhoram a circulação, devido às suas propriedades vasodilatadoras.
Sementes de abóbora |
O consumo, com alguma regularidade, de sementes de abóbora ajuda a prevenir problemas cardíacos, melhora a memória, e auxilia nos problemas de próstata inchada. Previne ainda o aparecimento de parasitas intestinais. Estas sementes são ricas em zinco, ômega-3 e ácidos graxos. |
Como consumi-las? Pode bater sementes de abóbora no liquidificador até obter uma farinha fina, que depois pode misturar no feijão, por exemplo. |
Remédio de sementes de linhaça
Ingredientes:
*10 gr. de sementes de linhaça (2 colheres de sopa)
Preparação: Triture as sementes na picadora até obter um pó fino.
Posologia: Use 1 colher de sopa em cada uma das refeições principais.
Atenção!
Este remédio caseiro é ideal para baixar os índices do mau colesterol, pois as sementes de linhaça contêm uma gordura que ao ser absorvida pelo intestino têm efeitos muito positivos na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Receita de omelete de abóbora para a prisão de ventre |
Ingredientes: |
*3 flores de abóbora |
*2 colheres (sopa) de sementes de abóbora |
*2 claras de ovos |
*2 gemas de ovos |
*1 colher (sopa) de farinha de trigo |
*30 gr. de cebola picada |
Preparação: Lave bem as flores de abóbora em água fria. À parte bata as claras de ovos em castelo e de d seguida junte as gemas, já batidas manualmente. Misture depois os restantes ingredientes. Unte uma frigideira com manteiga ou azeite e assim que estiver bem quente, coloque o preparado e deixe cozinhar de um lado aproximadamente por 3 minutos, em lume brando. Depois, com a ajuda de uma colher e um prato, vire a omelete, e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Sirva enfeitado com rodelas de tomate e cenoura ralada. |
Remédio Caseiro de sementes de papaia
Ingredientes:
*1 colher (sopa) de papaia
*Sumo de 1 limão
Preparação: Triture as sementes de papaia e junte-as ao sumo de limão. Tome 1 colher de sopa deste remédio 2 vezes ao dia, durante um mês.
BOX: Atenção! |
Este remédio previne doenças hepáticas. |
Tintura de raízes de Altéia
Ingredientes:
*1 punhado de raízes de altéia
*Álcool etílico
Preparação: Coloque as raízes de altéia num recipiente e cubra-as com o álcool. Tape o recipiente, num local seco e fresco e deixe repousar de um dia para o outro. Pode guardar este remédio caseiro durante dois meses.
Posologia: Este remédio caseiro é excelente para tratar furúnculos. Aplique duas ou três gotas em cima do furúnculo e deixe atuar. Vá aplicando a tintura várias vezes ao dia até o problema desaparecer.
Atenção!
A Altéia é uma planta que contem propriedades anti-inflamatórias e poderes cicatrizantes.
Chá de raízes de bardana
Ingredientes:
*1 colher (sopa) de raiz de bardana
*1 chávena de água
Preparação: Ferva as raízes de bardana com a água durante 5 minutos. Desligue o lume, e tape o chá deixando-o em infusão durante 10 minutos.
Posologia: Este chá é eficaz para tratar pedra na vesícula. Tome uma chávena 2 vezes ao dia.
Contraindicações: Pessoas com diarreia ou feridas abertas.
Atenção!
As raízes de bardana são também indicadas para o tratamento de doenças de pele. Evite inalações com esta planta, pois podem provocar irritação nos olhos e dificuldade em respirar.
Chá de raízes de Ruibarbo
Ingredientes:
*2 colheres (sopa) de raízes de ruibarbo
*1 litro de água
Preparação: Ferva as raízes de ruibarbo picadas com a água. Desligue o lume, tape o recipiente e deixe em infusão durante 5 minutos.
Posologia: Este chá é eficaz para atenuar todos os sintomas da menopausa, como calores e afrontamentos. Tome 2 a 3 chávenas por dia.