Os números são assustadores. Não escolhe idade nem sexo. A obesidade é uma realidade emergente! Reconheça-a como um perigo e proteja-se!
Um pouco por todo o mundo, vão crescendo os números de obesos. De pequenos a graúdos, esta doença pode ser hereditária ou oriunda de um estilo de vida sedentário, sem regras e limitações.
A obesidade em nada beneficia o organismo, pelo contrário! Muitas são as consequências que podem advir de uma patologia emergente, chegando mesmo a ser fatal.
Há muito que a obesidade deixou de ser uma questão estética para se tornar num problema de saúde pública. É imprescindível tomar-se consciência de que é um perigo continuar a cometer-se os mesmos erros de rotina e alimentares e que, mais dia menos dia, os problemas começarão a surgir.
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo que, normalmente, resulta do consumo excessivo de calorias na alimentação. Surge quando a ingestão das calorias é maior do que a que o corpo é capaz de eliminar no decorrer de um dia. Isso quer dizer que ela acontece quando a ingestão de calorias é superior ao que se pode (ou se faz) para queimar as mesmas. Resumidamente, a obesidade é fruto de uma alimentação pouco saudável acompanhada por um estilo de vida sedentário.
No entanto, há fatores genéticos que podem levar uma pessoa a possuir tendência à obesidade, mas isso não é determinante. O que realmente é importante é que exista o cuidado com a alimentação e um recurso às atividades físicas.
Os perigos da obesidade:
Cuidados a ter
A pessoa que sofre de obesidade precisa estar consciente de que sofre de uma doença e que precisa de tratamento médico para se curar, porque os males provocados por ela são muito grandes. Deve por isso ter alguns cuidados específicos, tais como:
-
Mantenha-se ativo;
-
Alimente-se de forma saudável;
-
Controle o peso;
-
Beba cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia;
-
Vá ao médico uma vez por ano.
Alimentação
Esta é a principal causa para o aparecimento da obesidade! Por isso, há que ter cuidados redobrados no que toca às refeições. Tome nota de alguns conselhos:
-
Faça entre cinco a seis as refeições diárias;
-
Coma pequenas quantidades de cada vez;
-
Aumente a ingestão de verduras, legumes, frutas, vegetais, hortaliças, fibras, líquidos saudáveis (água, chás e sucos naturais);
-
Reduza frituras, gorduras hidrogenadas, açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas e carnes vermelhas;
-
Mantenha uma alimentação balanceada;
-
Evite dietas malucas ou radicais;
-
Ao invés de doces, prefira as frutas;
-
Troque alimentos industrializados por naturais e orgânicos;
-
Substitua cereais refinados por integrais;
-
Invista em sumos naturais;
-
Prefira carnes brancas e magras ao invés das vermelhas;
-
Reduza o sal;
-
Ingira no mínimo dois litros de água por dia.
Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected]
|