As festividades e celebrações em grupo são sempre ocasiões pautadas pela boa mesa, uma tradição comum a vários povos, na qual os Portugueses ganham uma medalha de mérito e distinção. Quer tenha restrições alimentares por motivos de saúde, queira manter a linha ou procure manter sempre um estilo de vida saudável, saiba que é possível evitar os excessos sem deixar de saborear o que a Páscoa (e outras celebrações) nos oferece de melhor, gastronomicamente falando.
1 – Faça lanches ligeiros – e saudáveis – entre refeições
Algumas pessoas tendem a saltar refeições, deixando de tomar o pequeno-almoço, por exemplo, já que sabem que o almoço em família será mais calórico. Esta prática não surte os efeitos desejados, porque aquilo que não é consumido numa refeição será absorvido mais rapidamente pelo organismo na refeição seguinte. Um bom princípio consiste em ingerir lanches saudáveis entre refeições: uma gelatina, uma fatia de fiambre de aves, um queijo fresco, alguns frutos secos são algumas opções que pode considerar. Desse modo, terá menos fome quando fizer as refeições principais e tenderá a sentir-se saciado mais depressa, comendo menos. Comer um ovo cozido, alimento tão associado à Páscoa, é uma boa opção saudável.
2 – Saboreie a comida lentamente
Quando a conversa está animada podemos comer sem nos apercebermos. Manter o foco na refeição é importante, saboreando os alimentos devagar e fazendo pausas entre os pratos. Evite repetir – assim que terminar o que tem no prato faça uma pausa para conversar.
3 – Operação Stop
O álcool é, sem dúvida, um dos maiores perigos associados às festividades, não só pelos riscos que comporta para a saúde como, também, pelo seu elevado valor calórico. Seja comedido e beba com moderação, intercalando sempre as bebidas alcoólicas com água e evitando fazer misturas. Escolha a bebida que vai consumir e mantenha-se fiel a ela, não ultrapassando os dois copos à refeição. Tenha atenção ao consumo de refrigerantes e bebidas gaseificadas, que também deve ser feito com moderação. Beba um chá após a refeição, escolhendo uma planta como cidreira, menta ou lúcia-lima, que ajudam a fazer a digestão.
4 – Salada – uma boa aliada
Encha o prato com salada – pouco temperada. Pode optar também por comer salada logo no início da refeição, contornando outros aperitivos bastante mais calóricos e menos saudáveis.
5 – Mais vale só do que mal-acompanhado
Corte nos acompanhamentos, desfrute da proteína e sirva-se de apenas uma pequena porção de hidratos de carbono. Nas refeições em que o peixe é o prato principal pode estar mais à vontade, já que este é um dos alimentos mais saudáveis, mas seja sempre moderado. De um modo geral, metade do seu prato deve ser composto por legumes, um quarto por proteína e um quarto por hidratos de carbono.
6 – Doce da casa
Não abuse dos doces, eleja o seu preferido. Escolha apenas um ou dois doces dos quais não quer abdicar e não coma mais do que uma dose. Não repita a sobremesa e, se não dispensa os chocolates, opte por comê-los após a refeição principal e não entre as refeições sendo que, nesse caso, o chocolate conta como sobremesa. Prefira o chocolate negro.
7 – Caminhada em família
O sedentarismo é outra ameaça à saúde que, aliada aos excessos alimentares, põe em risco a saúde e deita por terra o equilíbrio alimentar. Após as refeições principais, desafie a família para fazer uma caminhada, de preferência ao ar livre.