O seu carrinho está vazio!

Para que serve o Ácido Fólico?

17 de Mai, 2022

É comum ouvir dizer que as mulheres grávidas precisam de reforçar o consumo de alimentos que lhes forneçam Ácido Fólico. De facto, este nutriente ajuda o organismo a produzir novas células, o que faz com que seja essencial na gestação de uma nova vida, mas é também responsável pela regeneração da pele, do cabelo e das unhas, sendo indispensável para manter o corpo saudável. Compreenda a importância do Ácido Fólico e saiba onde pode encontrá-lo.

Chama-se Ácido Fólico ao composto sintético da vitamina B9, que é produzida pelo corpo humano e ajuda na formação das células, nomeadamente da pele, do cabelo e das unhas. Apesar de o Ácido Fólico se encontrar presente em alguns alimentos, é melhor absorvido pelo organismo quando é tomado na forma de suplementos. Alguns alimentos, como farinhas, são enriquecidos com este composto. O organismo não consegue armazenar a vitamina B9 por muito tempo, ela é solúvel em água e facilmente eliminada, motivo pelo qual a ingestão diária é fundamental.

 

Benefícios do Ácido Fólico:

1 - Na construção e reparação de células

Uma das principais funções do Ácido Fólico é a construção e manutenção celular. Ele produz as células do sangue e assegura que estas se duplicam de forma correta, sendo essencial na cura de ferimentos e para a produção muscular. Assegura a formação do DNA e do RNA, o que faz com que seja tão importante no desenvolvimento embrionário.

2 – Na gravidez

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de 400 mg. de Ácido Fólico durante a gravidez, porque ele contribui para a formação do tubo neural, a estrutura embrionária que origina o encéfalo e a medula espinhal e, dessa forma, ajuda a prevenir possíveis defeitos congénitos do cérebro e da coluna vertebral, sendo também fundamental para o desenvolvimento saudável do sistema nervoso do bebé. Quando uma mulher deseja engravidar deve aumentar o consumo de Ácido Fólico, pois ele ajuda na formação de novas células e, estando presente em doses adequadas na fase de conceção e nos primeiros meses de gravidez, ajuda a promover o desenvolvimento saudável do feto, reduzindo o risco de problemas congénitos.

3 – Na prevenção e tratamento da depressão

O Ácido Fólico é considerado benéfico para prevenir e combater a depressão, pois ajuda a aumentar a produção de serotonina, dopamina e norepinefrina, essenciais na regulação do humor, tendo-se verificado que tende a haver maior incidência de casos de depressão em pessoas que têm um baixo nível de vitamina B9 no organismo. Para além disso, o Ácido Fólico ajuda a potenciar os efeitos dos antidepressivos. Deve ser sempre prescrito pelo médico e usado como coadjuvante, não substituindo, num quadro de depressão, a toma de medicação adequada.

4 – Atenua efeitos secundários de outros medicamentos

O Ácido Fólico também ajuda atenuar os efeitos secundários de medicamentos usados no tratamento de doenças como a artrite, a doença de Crohn e a psoríase.

5 – Na prevenção de doenças cardiovasculares e Alzheimer

O Ácido Fólico ajuda a desintegrar a homocisteína, um aminoácido que, em concentração elevada, pode dar origem a doenças cardiovasculares. Para além disso, ele também ajuda a prevenir a doença de Alzheimer e a evitar derrames.

6 – Na prevenção da anemia

A carência de Ácido Fólico pode originar a anemia megaloblástica, uma condição em que a medula óssea produz glóbulos vermelhos imaturos.

7 – No fortalecimento do sistema imunitário

Como acontece com outras vitaminas, a vitamina B9 é essencial para reforçar o sistema imunitário.

8 – Na manutenção da saúde da pele, das unhas e do cabelo

9 - Também ajuda a atenuar perdas auditivas em idosos

10 – Ajuda a diminuir o risco do cancro do pulmão, do colo do útero, do cólon e do reto.

O reforço do consumo de Ácido Fólico é necessário quando:

- a alimentação não consegue fornecer a quantidade de que o corpo precisa;

- em períodos em que há maior necessidade deste nutriente, como durante a gestação;

- há consumo excessivo de álcool ou tabaco;

- há doenças renais, doenças inflamatórias intestinais ou alguns tipos de cancro;

- há falhas no metabolismo que fazem com que este não consiga converter eficazmente o Ácido Fólico em vitamina B9.

Onde se encontra o Ácido Fólico?

Na sua vertente natural, chamada Folato, encontra-se sobretudo nos seguintes alimentos (de preferência e, sempre que possível, quando são consumidos crus):

- vegetais de folhas verde-escuras, tais como couve, espinafre, salsa, alface e brócolos;

- carne vermelha;

- feijão;

- lentilhas;

- cereais integrais;

- ovos;

- leite e seus derivados;

- cogumelos;

- fígado de galinha;

- frutos como abacate, laranja, manga, tomate, melão e banana;

- gérmen de trigo;

- levedura de cerveja.

 

O Ácido Fólico, sendo um composto sintético, encontra-se na forma de suplementos e é também usado para enriquecer pães e farinhas. No caso da suplementação, importa não exceder a dose diária recomendada porque, apesar de ser eliminado pela urina quando se obtém através dos alimentos, uma dose excessiva de Ácido Fólico (causada pela sobredosagem de suplementos, por exemplo) pode causar carência de vitamina B12, resultando em anemia. Pode também causar náuseas, problemas digestivos e urticária.

Voltar |

Posts relacionados

10 alimentos para ajudar a manter um bronzeado saudável

20 de Julho, 2020 Dicas e receitas, Corpo humano

10 alimentos para ajudar a manter um bronzeado saudável

Alimentos que ajudam a manter um bronzeado saudável são aqueles ricos em betacaroteno, como a cenour...

Ler mais

Compreenda a importância do Ácido Fólico e saiba onde pode encontrá-lo.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização