Sentir incómodo no ouvido, deixar de conseguir ouvir corretamente ou perder, mesmo, a capacidade auditiva de um dos ouvidos, é uma situação aflitiva e limitadora. Conheça algumas técnicas que podem ajudar a desbloquear o ouvido tapado!
A sensação de “ouvido tapado” pode surgir depois da imersão em água, se tiver estado no mar ou numa piscina, pode dever-se à entrada de água para dentro do ouvido, no banho, por exemplo, a uma variação forte na pressão atmosférica, como sucede quando viaja de avião, ou por alguns fatores internos, surgindo, nesse caso, sem estar associado a uma causa que se identifique facilmente. Esta condição também pode ser um sintoma secundário de gripe ou constipação ou ser causada por uma infeção no ouvido.
Embora possa ser necessário recorrer à intervenção médica, há alguns passos que pode seguir para tentar solucionar o problema. Se, mesmo assim, continuar com o ouvido tapado, terá de consultar um otorrinolaringologista.
É preciso ter em conta que o ouvido é um órgão bastante sensível e, como tal, deve ter cuidado e nunca forçar o desentupimento. Caso sinta dor, para além do desconforto, ou o ouvido estiver a libertar pus, deve dirigir-se de imediato ao médico.
Os ouvidos podem ficar entupidos pelo excesso de cera acumulada, o que é um processo natural mesmo que mantenha bons hábitos de higiene. Nesse caso, deve deixar escorrer água dentro e fora do ouvido, enquanto toma duche, por exemplo e, no final, limpar cuidadosamente com uma toalha. NÃO use cotonetes, que podem fazer com que a cera seja empurrada para dentro do ouvido. Se, ao usar esta técnica três a cinco vezes, ela não surtir efeito, a cera terá de ser removida pelo médico. Deve consultar o otorrinolaringologista, pois a situação pode agravar-se e causar danos sérios.
Dicas que ajudam a desentupir o ouvido:
1 – Manobra de Valsalva – esta técnica é usada também para avaliar o desempenho cardíaco, reverter arritmias, detetar varicocele, detetar hérnias, para facilitar a evacuação intestinal e até pelos dentistas, para confirmar a comunicação entre o seio maxilar e a cavidade oral após uma extração dentária.
- Deve estar sentado ou deitado. Inspire profundamente. Feche a boca e aperte o nariz com os dedos. Force, então, a saída de ar, sem abrir a boca e sem destapar o nariz. Contraia os músculos do abdómen (como se estivesse a evacuar). Sustenha por 10 a 15 segundos e, de seguida, expire com força.
2 – Mastigar pastilha elástica
É um dos truques mais conhecidos para quem viaja de avião, e pode ser usado tanto para desentupir o ouvido como, também, para impedir que entupa. O ato de mastigar uma pastilha elástica obriga a movimentar vários músculos do rosto, o que equilibra a pressão nos canais do ouvido.
3 - Bocejar
A ação de bocejar ajuda a que o ar circule dentro dos canais do ouvido e isso faz com que desbloqueie mais facilmente. Force bocejos exagerados e olhe para cima enquanto o faz, repetindo durante alguns minutos.
4 – Beber água
Dê um gole num copo de água, tape o nariz com os dedos, incline a cabeça para trás e engula a água. Os músculos ativados neste processo ajudam a alterar a pressão exercida no interior do ouvido.
5 – Compressa morna
Se o entupimento do ouvido é consequência de uma gripe ou sintoma de alergia, esta técnica pode ajudar a resolver o problema. Humedeça uma compressa de gaze ou pano com água morna, torça-a bem para retirar o excesso de água e coloque-a dobre o ouvido que está tapado, deixando atuar por 2 a 3 minutos. O calor libertado pela água evaporada contribuirá para facilitar a desobstrução dos canais do ouvido.