Sabia que? – Aos 20 anos, 90% do esqueleto humano está formado. – Medidas de prevenção contra a osteoporose devem ser tomadas desde a infância e, especialmente, na adolescência para garantir a formação da maior massa óssea possível. – É preciso pôr em prática três medidas básicas: ingerir cálcio, apanhar sol para fixar a vitamina D no organismo e fazer exercícios físicos.
A osteoporose é uma doença sistémica, o que significa que não é local mas sim generalizada a todo o organismo, e caracteriza-se pela diminuição da massa óssea, tornando os ossos mais vulneráveis a fraturas. Esta é uma patologia de instalação silenciosa, o primeiro sinal pode aparecer quando já está numa fase avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam. Nas fases em que se manifesta, a dor está diretamente associada ao local em que ocorreu a fratura ou o desgaste ósseo. Em pessoas mais jovens, estas fraturas podem recuperar completamente, mas no caso dos idosos aumenta a probabilidade da recuperação ser apenas parcial, com consequências graves como dificuldades em andar ou realizar simples tarefas domésticas.
Prevenção é essencial! No que se refere ao tratamento, como a osteoporose pode ter diferentes causas, primeiro que tudo é indispensável determinar o que a provocou. Só depois deve designar-se a terapêutica adequada. Há, no entanto, que reforçar que o tratamento não “cura” a osteoporose, ele tem como objetivo evitar fraturas, diminuir a dor e adiar a progressão. Existem várias classes de fármacos que podem ser utilizadas de acordo com o quadro de cada pessoa. A prática de exercício físico, uma alimentação equilibrada e a suplementação com cálcio são formas eficazes de prevenir o aparecimento da osteoporose. Outras medidas importantes para impedir que a doença se instale e progrida são evitar fumar e tomar bebidas alcoólicas. De acordo com estudos recentes, a suplementação com cálcio também pode ser uma ótima forma de proteger o organismo. O Cálcio + pode ajudar nesta “luta”, pois inclui na sua fórmula cálcio, magnésio, vitamina D, sulfato de glucosamina e condroitina e cartilagem de tubarão, que contribuem para a manutenção de ossos e dentes normais e para a boa saúde das articulações e cartilagens.
Para mais informações contacte o nosso farmacêutico através do mail [email protected] |
Osteoporose – Uma doença silenciosa
Voltar
|