Em termos gerais, os benefícios do alho estão relacionados com a redução dos níveis elevados de colesterol e pressão arterial, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas, e reduzir o risco de ataque cardíaco ou enfarte.
Este alimento “estrela” é composto por: Vitamina B6, Vitamina C, Selênio e ainda quantidades significativas de cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1.
O alho tem uma ação germicida combatendo infeções além de possuir antioxidantes e flavonóides que combatem o envelhecimento precoce. Acredita-se que a maioria dessas propriedades se devem à riqueza de substâncias sulfurosas na sua composição. A ação mais saudável do alho é a sua capacidade de melhorar as condições cardíacas, as suas ações germicidas e anticancerígenas.
Fique a conhecer, em baixo, quais são os benefícios do alho para a saúde:
-
Altamente nutritivo e com poucas calorias
-
Prevenção de doenças coronárias e circulatórias
-
Redução da coagulação do sangue e pressão sanguínea
-
Ajuda a combater infeções
-
Auxílio na prevenção do envelhecimento precoce
-
Melhora a nossa saúde óssea
-
Ajuda a combater o cansaço
-
Contribui para o fortalecimento da imunidade
Neste sentido, além do agradável sabor deste alimento, comer alho com frequência pode ajudar a diminuir o risco de várias patologias.
Apesar dos muitos benefícios, o alho é contraindicado em determinadas situações. O consumo de alho aumenta o risco de hemorragias, uma vez que inibe a agregação plaquetária, retardando o tempo de coagulação, de modo que não deve ser consumido se estiver próximo de submeter-se a uma cirurgia dentária. As preparações com alho por via oral podem causar dor abdominal, perda de apetite, gases, arrotos, náuseas, vómitos, azia, diarreia, por isso devem ser consumidos com precaução em caso de úlceras. O uso tópico é contraindicado em crianças, pois pode causar reações alérgicas, erupção cutânea e queimaduras na pele.
Os benefícios do alho estão associados à sua composição nutricional, contemplada também em suplementos multivitamínicos. Estes multivitamínicos são igualmente naturais e facilitam a ingestão das vitaminas e nutrientes necessários e de uma forma facilitada. Saiba mais aqui.
|