A erva-doce é uma planta medicinal, também conhecida como Anis ou Funcho, muito utilizada no combate à má digestão, gases, dor de barriga ou artrite.
A Erva Doce, também conhecida por funcho, anis-doce, maratro ou finóquio pode ser usada no tempero de alimentos, como aromatizador ou ainda na forma de chá. É calmante, cicatrizante, diurética estimulante, expetorante. Auxilia em casos de asma, bronquite, tosse crónica, alivia a cólica intestinal, contração muscular, gases, inflamação, palpitação, contra dores de cabeça, de barriga e vómitos.
Chá de Erva doce
Ingredientes
1 l de água
3 c. (sopa) de sementes de erva doce
Coloque a água a ferver e junte as sementes. Apague o lume e deixe repousar cinco minutos. Coe e se quiser adoce.
Remédio para a flatulência
Ingredientes
1 l de água
1c. (sopa) de sementes de erva-doce
1 c. ( sopa) de sementes de anis (pode ser esmagado)
1 raminho de hortelã fresca ou uma colher de sopa de hortelã seca
Leve a água a ferver e adicione os restantes ingredientes. Apague o lume e tape o recipiente que deve repousar cinco minutos. Coe e beba.
Bolinhos de erva doce
Ingredientes
125 g de manteiga
125 g de açúcar
1 ovo
1 pitada de erva doce em pó
250 g de farinha
1 pitada de fermento em pó
1 ovo batido para pincelar
Canela em pó para polvilhar
Amasse bem a manteiga com o açúcar. Envolva o ovo, a erva doce e a farinha, previamente peneirada com o fermento. misture bem os ingredientes.
Com as mãos faça pequenas bolas de massa e coloque-as separadas entre si num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Pincele com o ovo batido e leve a cozer a 200ºC por 20 minutos.
Deixe arrefecer e sirva os bolinhos polvilhados com canela em pó.