O cérebro humano é composto por pelo menos 60% de gordura, sendo uma delas, o ómega-3, particularmente importante para a manutenção da função cerebral.
O ómega-3 é uma gordura de altíssima qualidade, composta por 3 tipos de ácidos: o ácido eicosapentanoico (EPA), o ácido docosa-hexaenoico (DHA) e o ácido alfa-linolênico (ALA). Esses ácidos contribuem para o bom funcionamento do organismo e para a melhora de processos cognitivos, como o funcionamento da memória e da correta conexão entre os neurónios.
Alguns estudos indicam que os ácidos que compõem o ómega-3 promovem a formação de novas células cerebrais, auxiliando na produção das membranas celulares e aumentando a sua fluidez. Assim, o cérebro fica preparado para receber e processar novas informações. Esses ácidos também podem retardar o processo de envelhecimento do cérebro e estimular a memória.
Outras pesquisas indicaram também que o consumo de ómega-3 por crianças e adolescentes promove melhora do desenvolvimento escolar. Nos idosos, foi observada a diminuição do risco de demências e da doença de Alzheimer. De forma geral foram identificadas melhoras relacionadas ao cansaço mental, redução da ansiedade e da insónia.
Além do cérebro, o ómega-3 também traz muitos benefícios para o sistema cardiovascular:
- Ajuda a evitar coágulos no sangue, que podem levar a um derrame ou infarto;
- Reduz os níveis de triglicerídeos no sangue;
- Diminui o colesterol ruim;
- Regula a pressão arterial;
- Ajuda a evitar arritmias cardíacas, uma vez que estabiliza a atividade elétrica no coração.
Onde encontrar e como consumir o Ómega-3
O organismo humano não consegue produzir o ómega-3, portanto é fundamental que sejam consumidos alimentos ricos nessa substância. Veja abaixo alguns alimentos em que é possível encontrar o ómega-3:
.: Peixes: São as principais fontes de ómega-3, encontrado principalmente no salmão, sardinha, atum, bacalhau, arenque, linguado, anchova e carapau.
.: Sementes: Algumas sementes possuem grande concentração de ómega-3 e antioxidantes, como é o caso da chia e da linhaça.
.: Frutas: Morangos, mirtilos, amoras e abacate são algumas das frutas ricas em ómega-3 e antioxidantes, que contribuem para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e da memória.
.: Frutos secos: Também é possível encontrar o ómega-3 em alguns frutos secos como as nozes, castanhas e amêndoas. Esses frutos secos são grandes aliados contra o envelhecimento das células do cérebro e reforço de memória.
.: Folhas verde-escuras: Excelente opção de fonte vegetal de ómega-3, além de terem uma grande quantidade de vitaminas e antioxidantes, além de ajudar na circulação sanguínea. É o caso dos espinafres e da couve.
.: Óleos vegetais: Azeite, óleo de canola, linho, linhaça ou nozes possuem ómega-3 e também potencializam os seus efeitos no organismo.
.: Suplementos com ómega-3: Quando não é possível ingerir o ómega-3 através dos alimentos, existe ainda a possibilidade de consumir a substância através de suplementos alimentares.
Lembre-se: O segredo para uma vida saudável está em uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes e minerais. Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected].