A banana é um dos alimentos que mais contribuem para a saúde de forma geral. Ela possui em sua composição diversos nutrientes, como potássio, fibras, cálcio, magnésio, vitaminas A, B e C, antioxidantes, fósforo, triptofano, entre outros. Por isso, essa fruta pode ser uma boa aliada para a perda de peso, controlo dos níveis normais de açúcar no sangue, saúde do cérebro e cardiovascular e muito mais. Confira abaixo o que essa poderosa fruta pode fazer pela sua saúde.
Faz bem ao coração e à circulação sanguínea
A banana é conhecida por ser rica em potássio, um mineral muito importante para a manutenção da boa saúde e essencial para o sistema cardiovascular. Ele ajuda a regular os batimentos cardíacos, auxilia no controlo da tensão arterial e no bom funcionamento muscular e nervoso de todo o corpo. Além disso, a banana também possui magnésio, outro mineral muito importante para a saúde do coração.
Reduz as dores musculares e fornece energia
Devido à grande quantidade de potássio, cálcio e magnésio presentes na banana, ela se torna uma verdadeira aliada ao combate às dores musculares e evita das incómodas cãibras, que acontecem quando o corpo sente carência desses nutrientes. O carboidrato presente na fruta também ajuda a fornecer energia ao corpo, sendo um alimento ideal de ser consumido antes da prática de desportos, ajudando também no ganho de massa magra.
Auxilia na digestão
A fruta também é conhecida pela grande quantidade de fibras em sua composição, o que faz com que ela contribua para a regulação do sistema digestivo e evite a obstipação intestinal. Além de ajudar no equilíbrio da flora intestinal, ela também ajuda a reduzir a produção de colesterol pelo fígado e ajuda a combater a diarreia e os vômitos.
Contribui para a perda de peso
As fibras presentes na banana retardam a digestão e aumentam a sensação de saciedade, evitando que se sinta fome com frequência e, consequentemente, consuma menos comida durante as refeições. Ela também ajuda a reduzir o desejo por açúcar, além de ser muito nutritiva.
Aliada contra a diabetes
Dois dos tipos de fibras presentes na composição das bananas, a pectina e o amido resistente, são substâncias que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o baixo índice glicémico da fruta faz com que o amido seja liberado lentamente na corrente sanguínea, evitando picos de insulina. O mais aconselhado é que pessoas que já possuem diabetes evitem as bananas mais maduras e deem preferência para a fruta que esteja em um estado mais verde.
Ajuda a melhorar o humor e o bem-estar
O triptofano presente na composição da banana é um aminoácido que o corpo converte em serotonina, a hormona da felicidade. Essa hormona ajuda a controlar a ansiedade e a depressão. Além disso, a fruta também tem vitamina B6, magnésio e outros antioxidantes que auxiliam na liberação de dopamina, um neurotransmissor ligado à sensação de prazer, no cérebro.
Promove um sono de qualidade
As substâncias presentes na composição da fruta já citadas acima, como o triptofano, potássio, magnésio e vitamina B6, promovem o bem-estar e o relaxamento, o que afeta diretamente a qualidade do sono, permitindo um sobre profundo e duradouro.
Melhora a saúde cerebral
O consumo regular da fruta ajuda a melhorar a saúde do cérebro, estimulando o raciocínio, memória e concentração. Isso se deve à quantidade de triptofano, vitamina B6 e magnésio presentes em sua composição. O consumo adequado de bananas ajuda a reduzir o risco de acidente vascular cerebral e evitar doenças como epilepsia e o mal de Parkinson.
A inclusão da banana na dieta deve fazer parte de uma alimentação balanceada. Por ser uma fruta versátil, pode ser consumida em diferentes momentos do dia, seja no pequeno-almoço, lanche, sobremesa ou antes de dormir.
Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected].