Anda mais stressado, nervoso ou deprimido? Não dorme bem? Precisa acalmar-se?
Ensinamos-lhe exercícios práticos e simples que funcionam como tranquilizantes naturais e podem fazer verdadeiros “milagres” pela sua estabilidade e paz interior.
-
Respiração ritmada e profunda
Pode parecer cliché mas é um facto que respirar fundo ajuda realmente a mente a relaxar. Sempre que estiver stressado ou mais ansioso, experimente fazer exercícios de respiração. Comece por inspirar fundo e devagar pelo nariz e depois solte o ar levando o dobro do tempo que levou a inspirar. Irá diminuir a velocidade dos pensamentos e acalmar a frequência cardíaca.
-
Praticar meditação
Concentrar-se numa só coisa, num pensamento, numa palavra ou num objeto, ajuda a esvaziar a mente de todos os problemas ou tensões. Pode meditar sentado ou deitado, mantendo os olhos fechados para se concentrar melhor. O importante é que esteja o mais confortável possível. Música calma ou sons da Natureza durante o exercício ajudam a manter o foco. Procure fazê-lo durante, pelo menos, 10 minutos.
-
Experimente a aromaterapia
Os aromas de plantas são capazes de provocar uma deliciosa sensação de calma e equilíbrio, além de serem eficazes contra uma série de doenças e de problemas do dia-a-dia. Entre os aromas mais usados para relaxar a mente estão a lavanda, a hortelã e o eucalipto. Pode aplicar óleos essenciais diretamente sobre a pele ou usar velas aromáticas.
-
Música para a “alma”
Ritmos para dançar, sons mais lentos para descontrair ou até ouvir sons da Natureza, como o barulho das ondas do mar ou da chuva, podem revelar-se uma alternativa saudável na hora de recuperar de um dia stressante.
-
Banho relaxante
Tomar um banho relaxante ao final do dia também é fabuloso para descontrair e recuperar de um dia intenso. Se puder “mergulhe” na banheira com água quente durante 20 minutos. A água morna ajuda a libertar endorfinas, que reduzem o stress e promovem o bem-estar.
Sabia que?
Determinados alimentos, ricos em selénio, magnésio e triptofano, contêm substâncias que ajudam a diminuir os níveis das hormonas ligadas à ansiedade e à depressão, ao mesmo tempo que aumentam os níveis das hormonas responsáveis pela sensação de calma e bem-estar. Entre eles estão as nozes, cajus, cogumelo shitake, atum, bacalhau, chocolate e salmão. Inclua-os no seu cardápio e mantenha-se serena.
Sabia que?
Uma sesta rápida após o almoço é ótima para relaxar a mente. Os níveis de hormonas de stress são mais baixos nas pessoas que dormem a sesta do que naquelas que o não fazem, e inclusivamente do que nas que praticam formas específicas de relaxamento. Descansar ajuda ainda a melhorar a concentração e evita a produção excessiva de substâncias como a adrenalina. Por que não experimenta dormir a famosa sestinha depois de almoço?
Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected]
|