A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante porque constitui a base para a aprendizagem. A vida sedentária, o excesso de preocupações e insatisfações, bem como uma dieta deficiente e o uso excessivo de medicamentos contribuem para uma perda de faculdades mentais. Saiba que alimentos ajudam a retardar esse processo!
Se não houvesse uma forma de armazenamento mental de representações do passado, não teríamos uma solução para tirar proveito das experiências de vida. Assim, a memória envolve um complexo mecanismo que abrange o arquivo e a recuperação de experiências. A perda de memória pode estar associada a determinadas doenças neurológicas, a distúrbios psicológicos, a problemas metabólicos e também a certas intoxicações.
A alimentação assume um papel preponderante na manutenção de uma boa memória. Assim, o consumo de cereais, vegetais, frutas e massas possuem vitamina B12, ácido fólico e tiamina, que são importantes para a conservação da memória.
A hidratação deve ser adequada, pois a falta de água tem um efeito prejudicial direto sobre a memória.
No sentido de melhorar a capacidade de memorização, deixamos-lhe exemplos de alguns alimentos que contribuem para estimular a nossa capacidade de memorizar.
Sumo de laranja - Oferece ao cérebro uma energia especial para melhorar rapidamente o processamento de informação.
Nozes e chocolate meio amargo - Ricos em vitamina E e estimulante natural como a cafeína que aumentam a capacidade de concentração.
Frutos vermelhos e frutas e legumes em geral - Ricos em antioxidantes, previnem o envelhecimento precoce melhorando a capacidade de renovação celular e eficiência de todas as células do corpo inclusive as do cérebro; protege também de doenças degenerativas mentais.
Salmão - Como é rico em ómega 3, ajuda a melhorar o desempenho e o funcionamento do cérebro para gravar informações.
Ovo - Contém vitamina B12, que ajuda na formação dos componentes das células do cérebro fazendo com que funcionem corretamente. A gema do ovo tem acetil-colina, que é importante para as funções de memorização.
Leite - Tem triptofano, que é um aminoácido que melhora o desempenho do cérebro e também ajuda a ter um sono mais tranquilo, fundamental para se armazenar a informação.
Gérmen de trigo - Rico em vitamina B6, que ajuda a regular a transmissão da informação entre as células do cérebro.
Tomate - Além de licopeno, que é antioxidante, tem fisetina, que é uma substância que melhora o funcionamento do cérebro e reduz o esquecimento.