Estrela nos santos populares, o manjerico é uma planta aromática que se destaca pelo seu perfume caraterístico e pela sua opulência verdejante, sendo habitualmente usado como elemento ornamental. Associado pela tradição à conquista amorosa e aos presentes trocados por casais apaixonados, saiba que o manjerico também é um tempero saudável para muitos dos seus pratos. Conheça os benefícios do manjerico para a sua saúde e saiba de que forma pode usá-lo na sua alimentação.
O Ocimum minimum ou, como é comummente chamado, manjerico, pertence à categoria das plantas herbáceas, sendo muito aromático e fazendo parte da família do manjericão, com o qual partilha muitos benefícios. O manjericão é geralmente mais utilizado na culinária do que o manjerico devido ao facto de o seu sabor ser mais intenso e de as suas folhas serem maiores, sendo, portanto, mais rentável. Também pelos mesmos motivos, o manjericão é usado na produção de óleos essenciais e o manjerico não. Na composição do manjerico predomina mais o eugenol, um composto químico que o destaca como um repelente natural de insetos, sendo sobretudo utilizado com fins decorativos. O manjericão é rico em linalol, que o manjerico também contém, mas em menor quantidade, o qual tem uma importante ação no alívio de sintomas reumáticos quando utilizado pela aromaterapia, sendo também relaxante e, por isso, contribuindo para aliviar o stresse a evitar insónias.
Benefícios do manjerico para a saúde:
- favorece a digestão;
- ajuda a atenuar e evitar a flatulência;
- ajuda a aliviar cólicas menstruais;
- ajuda a aliviar os sintomas de constipação;
- ajuda a combater insónias;
- promove o bom funcionamento do fígado.
Como usar manjerico nas suas refeições?
Tenha em conta que o seu sabor é mais suave que o do manjericão, o que faz com que seja mais notado se o usar como tempero em pratos de ovos, saladas e massas. Combina muito bem com ovos mexidos, por exemplo. Também acompanha bem saladas de tomate e molho de tomate usado nas mais variadas receitas. Dá um toque especial a pratos de peixe, carne, e com queijo.
Porque é que esta planta está associada aos santos populares?
Os manjericos são semeados no final do inverno, estando verdejantes em junho, tendo-se tornado especialmente associados aos santos populares. Florescem ao longo do verão e tendem a amarelecer no outono. Sendo fáceis de plantar e de transportar, são também facilmente comercializáveis, e esse fator terá contribuído para o seu papel de destaque. Um vaso com um manjerico, por pequeno que seja, é uma alegria ao olhar, sendo ao mesmo tempo leve e fácil de transportar.
O manjericão já era visto noutras culturas, como a italiana, como uma planta associada ao amor e aos apaixonados. A tradição de os rapazes oferecerem um manjerico à rapariga a quem queriam fazer a corte poderá estar metaforicamente ligada à singeleza da planta já que o manjerico requer cuidados constantes para se manter viçoso – tal como o amor.
O mito de que cheirar o manjerico diretamente com o nariz (e não com a mão) o faria murchar pode ter sido uma estratégia usada pelos que comercializam esta planta para justificar a sua frágil vida, já que o manjerico murcha facilmente.
Embora precise de luz natural, não deve ser colocado diretamente ao sol. A terra do vaso deve manter-se húmida, sendo aconselhável colocar água no prato, para que as raízes da planta possam beber. Há quem diga que, durante a noite, esta água deve ser retirada, pois a humidade excessiva também pode pôr em risco a sua delicada existência.