O seu carrinho está vazio!

Kombucha – a bebida da moda ajuda a reforçar as suas defesas

29 de Setembro, 2022

O Kombucha é uma bebida fermentada que tem vindo a ganhar um lugar de destaque nos cafés e supermercados, mas também pode ser feita em casa, através de processos caseiros. Consome-se natural ou aromatizada, tem um sabor doce e é uma bebida gaseificada, que se tornou especialmente famosa por conter nutrientes que contribuem para fortalecer as defesas naturais do organismo.

Popular na China, de onde é originário, o Kombucha era considerado o “chá da imortalidade”, uma vez que contém bactérias que atuam como probióticos, reforçando o sistema imunitário e melhorando também o funcionamento dos intestinos.

O kombucha é uma bebida gaseificada, preparada a partir do chá verde ou do chá preto. Uma vez que inclui bactérias, leveduras e açucares na sua composição, trata-se de uma bebida fermentada e probiótica, que ajuda a melhorar a flora e o funcionamento intestinal. Por conter ácido acético tem um travo ácido caraterístico, sendo ligeiramente adocicado devido à presença de açucares que são usados no processo de fermentação.

Os probióticos são bactérias saudáveis que fazem com que os processos digestivos sejam feitos de forma mais saudável, melhorando a absorção de vitaminas, sais minerais e antioxidantes, e que ajudam os intestinos a trabalhar corretamente. Assim, os probióticos ajudam a melhorar a digestão e são também bons aliados à perda de peso. 

O Kombucha ajuda a combater infeções e a proteger a saúde do fígado, a equilibrar os níveis de colesterol e a melhorar o funcionamento do coração, prevenindo doenças cardíacas.

É rico em probióticos, antioxidantes e vitaminas do complexo B e C.

Os intestinos desempenham um papel vital no nosso organismo, influenciando também o humor e o sistema imunitário. Por esse motivo, uma vez que o kombucha contribui para o bom funcionamento intestinal, ajuda também a reforçar as defesas do organismo e a manter o humor mais estável. 

Existem várias marcas desta bebida à venda no mercado, em restaurantes e cafés. Tenha sempre em atenção que não devem ter açucares adicionados, para além daqueles que são necessários ao processo de fermentação através do qual a bebida é elaborada. Também há quem experimente preparar esta bebida em casa, o que pode ser arriscado pois, uma vez que são utilizadas bactérias, há uma série de fatores a ter em conta, tais como a temperatura e o pH, para além de que os efeitos obtidos podem ser indesejados caso o processo de fermentação não seja feito corretamente. Para além disso, para fazer kombucha em casa é essencial ter um scoby, o nome dado à colónia de bactérias responsável pela fermentação. Esta colónia de bactérias assemelha-se a uma panqueca alta e fofa e, como se trata de um organismo vivo, aumenta de tamanho, podendo atingir vários quilos, no caso da preparação de doses industriais. O processo de fermentação leva, em média, entre 5 a 15 dias. Podem ser acrescentados frutos e especiarias, caso deseje aromatizar a sua bebida. A base de preparação consiste em fazer um chá verde, preto ou mate, que é adoçado conforme o gosto pessoal, e ao qual se acresce o scoby - que, tal como acontece com o kefir, por exemplo, tem de ser adquirido a partir de uma cultura de bactérias já existente. São estas bactérias e leveduras que irão fazer com que o chá fermente, o que faz com que a bebida se torne gaseificada. 

Embora o seu consumo diário seja aconselhável para a maior parte das pessoas, ele deve ser moderado e, caso seja gestante ou já tenha algum problema de saúde, deve evitá-lo, aconselhando-se primeiro com o seu médico. 

Voltar |

Bebida gaseificada, que se tornou especialmente famosa por conter nutrientes que contribuem para fortalecer as defesas naturais do organismo.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização