A Vitamina D é essencial para o desenvolvimento ósseo e crescimento das crianças, bem como para uma boa saúde óssea e muscular ao longo de toda a vida adulta.
Por estes motivos, é imperativo que a “consuma” nas doses indicadas. Dizemos-lhe como!
A Vitamina D é um nutriente produzido pelo corpo humano através da ação da radiação ultravioleta (energia emitida pelo sol) na pele. Tem um papel importante na prevenção da osteoporose e das fraturas, principalmente em indivíduos idosos. É ainda essencial para outras funções do nosso organismo, como no auxílio à produção de substâncias do sistema imunitário (melhorando as defesas), ajuda no controle da pressão arterial e da diabetes tipo II e melhora a parte cardiovascular.
Quais são as fontes de vitamina D?
Cerca de 80% a 90% da quantidade de vitamina D necessária aos seres humanos é de fonte endógena, ou seja, é produzida pelo próprio organismo (através da exposição solar da pele). Os 10% a 20% restantes são provenientes da alimentação. A vitamina D é encontrada principalmente em peixes gordurosos de água fria e profunda (como atum e salmão), nos fungos comestíveis (como os cogumelos), na manteiga, no leite, na gema do ovo e no fígado. A suplementação à base de vitamina D também tem mostrado ser bastante eficaz.
A importância da exposição solar!
Sabe qual o tempo necessário de exposição ao sol para que o organismo metabolize a Vitamina D? Pois bem, esta varia de acordo com a cor da pele: quanto mais clara a pessoa, menos tempo ela precisa ficar ao sol; quanto mais escura a pele, mais tempo. Este tempo também muda segundo a hora do dia, a estação do ano e a localização da cidade no globo terrestre. No entanto, o tempo médio é de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdómen e costas, mas com o rosto sempre protegido, isto porque o protetor solar funciona como uma barreira impedindo que a Vitamina D seja metabolizada. O melhor horário é das dez horas da manhã até às três da tarde, por causa do ângulo de incidência dos raios solares.
O que a deficiência de vitamina D provoca?
A deficiência de vitamina D pode levar à redução dos níveis de cálcio no sangue, resultando em:
- Perda óssea e, consequentemente, em osteoporose.
- Risco aumentado de fraturas ósseas.
- Desenvolvimento e agravamento de várias outras doenças além do sistema ósseo, tais como: cardiovasculares, diabetes, hiperparatireoidismo e doenças inflamatórias.
- Na infância, também pode resultar em raquitismo (malformação dos ossos em desenvolvimento).
Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected]
|