O Magnésio é dos sais minerais que maior importância tem para a nossa saúde, já que é essencial aos ossos e aos músculos, ajudando também a regular os níveis de insulina e glicemia e a prevenir a diabetes, para além de ser fundamental para o cérebro e ao bom desempenho cognitivo. Saiba de que forma pode assegurar no seu corpo a presença deste mineral fundamental e conheça os seus principais benefícios.
O Magnésio é o quarto sal mineral predominante no nosso organismo, seguindo-se ao Cálcio, ao Sódio e ao Potássio. Encontra-se sobretudo nos ossos e nos músculos, pelo que é essencial para a sua formação e ao seu bom funcionamento. Estima-se que intervém em mais de 300 reações bioquímicas fundamentais ao desempenho das funções básicas do nosso organismo, sendo de destacar, entre elas:
- Funcionamento dos músculos, melhorando a contração muscular, evitando cãibras e ajudando os músculos a recuperar depois de um esforço;
- Fortalecimento dos ossos, ajudando a prevenir a osteoporose (o Magnésio ajuda também a ativar a vitamina D, que contribui para a fixação de Cálcio nos ossos);
- Funcionamento do sistema nervoso;
- Produção de serotonina, ajudando a atenuar o stresse e a ansiedade e a prevenir a depressão;
- Funcionamento do cérebro;
- Fortalecimento da memória, da capacidade de concentração e da aprendizagem;
- Bom funcionamento dos vasos sanguíneos no cérebro, evitando as dores de cabeça e enxaquecas;
- Regulação da tensão arterial, ajudando a evitar a hipertensão;
- Saúde do coração, ajudando a prevenir problemas cardiovasculares, enfartes e AVCs;
- Fortalecimento do sistema imunitário;
- Prevenção da diabetes tipo 2;
- Alívio das cólicas menstruais e da tensão pré-menstrual;
- Bom funcionamento da digestão, ajudando a evitar a azia.
O que pode causar deficiência em Magnésio?
Para além de uma alimentação rica em alimentos processados, gorduras e açucares e pobre em vitaminas e sais minerais, havendo fraca ingestão de vegetais, legumes e frutos, o stresse, a ansiedade, o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e a atividade física exagerada também contribuem em larga escala para que haja carência deste mineral.
Sintomas de carência de Magnésio:
A fadiga e a falta de força física podem indicar falta de Magnésio no organismo, assim como a perda de apetite, as alterações de humor, náuseas, vómitos e arritmias cardíacas.
Como tomar Magnésio?
Para além da ingestão de alimentos ricos neste mineral, nomeadamente em frutos como abacate, banana e kiwi, oleaginosas como nozes e amêndoas, leguminosas como lentilhas, feijão, grão-de-bico e ervilhas, cereais integrais, peixes gordos, carne, vegetais como brócolos, abóbora, couve e espinafre, laticínios, chocolate amargo e sementes de abóbora e de girassol, pode ser aconselhável tomar um suplemento de Magnésio, já que a dose diária recomendada é de 260 mg. para um adulto, sendo de 220 mg. no caso de mulheres grávidas e inferior no caso das crianças.
Em períodos de maior atividade e desgaste físico e mental, a suplementação de Magnésio pode ajudar a fazer face ao cansaço, assegurando o bom funcionamento do cérebro e a recuperação muscular.
A toma de Magnésio, a dosagem e o horário em que deve fazê-lo deve ser aconselhado por um médico ou farmacêutico, mas, de um modo geral, pode ser tomado a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente das refeições. Há pessoas que, tendo maior sensibilidade gástrica, podem beneficiar se o tomarem antes das refeições, evitando o desconforto que podem sentir se o tomarem em jejum.
Apesar de os efeitos benéficos da toma de Magnésio se fazerem sentir ao fim de poucos dias, a suplementação deve ser feita durante pelo menos quatro a seis semanas, para assegurar melhores resultados.