O sono é uma das funções mais importantes para a manutenção do organismo. É quando dormimos que o corpo exerce as suas ações restauradoras no organismo. Neste momento, os tecidos são reparados, os músculos crescem e é efetuada a síntese das proteínas.
Durante o sono, as energias são repostas e o metabolismo é regulado, mantendo assim a saúde e o bom funcionamento do corpo e da mente. É também nesse período que o sistema imunológico é fortalecido. Dormir bem é tão importante para o organismo quanto ter uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos.
Estudos indicam que, para um adulto, o ideal é dormir entre 7 e 8 horas seguidas por dia para que o corpo possa se recompor, sendo que esse total de horas pode variar de acordo com as fases de vida de cada indivíduo:
Adultos: 7 a 8 horas por dia
Bebés: 12 a 16 horas por dia
Crianças: 9 a 13 horas por dia
Adolescentes: 8 a 10 horas por dia
Entre os diversos benefícios de ter uma noite de sono adequada, é possível destacar:
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Liberação de hormonas do bem-estar;
- Fortalecimento e consolidação da memória;
- Contribuição para o emagrecimento e manutenção de um peso saudável;
- Diminuição no risco de desenvolver doenças cardiovasculares;
- Redução do estresse.
A privação de sono pode ter efeitos muito negativos no organismo, sendo o cansaço o mais conhecido. Também podem ocorrer irritabilidades, fadiga, falta de memoria, oscilações de humor e também prejuízos cognitivos como dificuldade de aprendizado, raciocínio e pensamento.
Dormir mal também pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, transtornos mentais e outras doenças em geral que podem ser desenvolvidas devido à baixa imunidade.
Caso identifique conturbações durante o sono ou que impedem de dormir bem, deve procurar orientação médica para identificar as causas e seguir com o tratamento necessário.
Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected].