Um enfarte agudo do miocárdio (ataque cardíaco) ocorre quando a circulação de sangue para uma parte do coração é interrompida. Como consequência, aparecem lesões no músculo do miocárdio que podem causar insuficiência cardíaca, arritmia ou paragens cardiorrespiratórias. A maior parte dos enfartes do miocárdio são causados pela doença arterial coronária. Os fatores de risco são:
O mecanismo do ataque cardíaco envolve, maioritariamente, o bloqueio completo de uma artéria coronária, causada pela acumulação de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos. Ataque Cardíaco Mulher vs Homem Comparativamente aos homens, o órgão cardíaco na mulher é mais delicado. As artérias femininas são 15% mais estreitas, e o coração bate até 10% mais rápido do que o dos homens, causando um maior desgaste. A partir da menopausa o risco de um enfarte aumenta, estando relacionado com a descida de estrogénio, a hormona protetora. Na pré-menopausa, as mulheres com excesso de peso, colesterol elevado, níveis de glicemia em jejum anormais, fumadoras e sedentárias correm riscos acrescidos. Mulheres que estão nesta fase, devem ter hábitos de vida saudáveis e fazer exames anuais para evitar a doença cardiovascular. É essencial que pratique hábitos de vida saudável de modo a prevenir doenças cardiovasculares, especialmente a partir da pré-menopausa. É igualmente importante ter noção dos sintomas da doença, de modo a reconhecê-la e tomar as devidas precauções. Isto porque os sintomas do enfarte entre o homem e a mulher são diferentes…. Ora veja: Sintomas no Homem:
Sintomas na Mulher:
Esclareça todas as dúvidas e questões sobre a sua saúde e bem-estar, ao nosso Diretor Técnico, Dr. Pedro Andrez. Envie um email para: [email protected]. |
Guia Mulher: O Ataque Cardíaco na Mulher – cuide de si!
Voltar
|