Fáceis de reconhecer nos campos, pela sua bonita cor amarelo forte, na medicina natural as flores e folhas do girassol são utilizadas para a cicatrização de feridas e ajudam a combater doenças de garganta e pulmonares. As suas sementes são muito ricas em vitamina E.
As sementes de girassol, ricas em ômega-6 previnem problemas cardíacos e são recomendadas para o tratamento da esclerose múltipla. Já o óleo do girassol é a base de uma terapia que promete aliviar dores de cabeça, bronquite, tromboses, artroses, eczemas, úlcera de estômago, problemas intestinais, cardíacos e renais.
Excelente fonte de vitamina E (um poderoso antioxidante),
que “viaja” por todo o corpo neutralizando os radicais livres, protegendo o organismo contra as gorduras “más”, promovendo a desintoxicação celular, e ajudando a baixar os níveis de colesterol.
A vitamina E tem um alto poder anti-inflamatório pelo que é também uma importante ajuda no controlo da asma, da osteoartrite e da artrite reumatoide.
A vitamina E tem ainda demonstrado ajudar na redução do risco de cancro do cólon, na diminuição das crises dos chamados “calores” da menopausa, tanto em intensidade como na frequência com que essas crises aparecem e é ainda um ótimo preventivo para o aparecimento da diabetes.
Sendo um poderoso antioxidante, tem a importante função de prevenção das doenças cardiovasculares.
Na verdade, através de vários estudos feitos, chegou-se à conclusão que as pessoas que apresentam bons níveis de vitamina E no organismo correm muito menos riscos de sofrerem ataques cardíacos do que as que apresentam baixos níveis.
Quanto ao óleo de girassol, é considerado como o de melhores características nutricionais em relação aos outros óleos vegetais comestíveis, principalmente devido a seu elevado conteúdo de ácido linoleico. Ele é recomendado na prevenção de enfermidades cardiovasculares produzidas pelo excesso de colesterol e no tratamento da esclerose múltipla.
Chá contra a enxaqueca
Ingredientes
40 g de sementes de girassol
1 l de água
Coloque as sementes de girassol num tabuleiro e leve ao forno por alguns minutos, até dourar. Transfira para a centrifugadora e triture até obter um pó. Adicione o pó à água fervente e deixe repousar pelo menos 20 minutos. Coe e beba 3 a 4 chávenas por dia, assim que aparentar sintomas de início da enxaqueca..
Contra dores de cabeça
Ingredientes
1 c. (sopa) de sementes de girassol
1 chávena (chá) de água
1 c. (café) de mel
Deite as sementes de girassol na água já quente e deixe ferver durante 5 minutos. Coe e acrescente o mel. Tome uma chávena de chá duas vezes ao dia.
Chá contra a febre
Ingredientes
2 c. (chá) de pétalas de girassol secas
1 caneca de água
Mel a gosto
Deite a água fervente sobre as pétalas e deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Adoce com mel. Beba 2 a 3 chávenas por dia caso se sinta febril.
Hidratante para as mãos
Ingredientes
2 c. (sopa) de lanolina
2 c. sopa de óleo de girassol
Misture os dois ingredientes e leve ao lume em banho-maria durante 15 minutos. Retire do calor e bata muito bem até arrefecer. Transfira para um frasco de vidro e aplique nas mãos à noite como um creme.
Contra zumbidos nos ouvidos
Ingredientes
750 ml de água
2 c. (sopa) de sementes de girassol
2 c. (sopa) de cascas de sementes de girassol
Esmague as sementes de girassol e ferva-as juntamente com as cascas das sementes durante 15 minutos. Findo o tempo, deixe repousar por meia hora. Coe e tome 1 chávena de 4 em 4 horas.
Contra o tabagismo
Sempre que sentir vontade de fumar, mastigue e engula algumas sementes de girassol cruas e descascadas.
Pasta de queijo e sementes de girassol
Ingredientes
150 g de queijo ricota
1 iogurte magro
1 c. (chá) de caril
Hortelã picada q.b.
2 c. (sopa) de sementes de girassol torradas
Amasse o queijo com o iogurte e o caril até obter uma pasta. Tempere com sal e adicione a hortelã e as sementes de girassol. Está pronto a saborear em tostas ou pão e é uma forma simples e agradável de ingerir sementes de girassol.
Sopa de batata doce e sementes de girassol
Ingredientes
1,5 l de água
4 c. (sopa) de azeite
700 g de batata doce
2 cebolas
3 cenouras
Sal q.b.
60 g de sementes de girassol sem casca
Leve ao lume um tacho com a água e o azeite. Descasque as batatas-doces, as cebolas e as cenouras, lave bem e corte-os aos pedaços. Junte-os ao tacho e deixe cozinhar durante 20 minutos. Passado o tempo indicado, reduza tudo a puré com o auxílio da varinha mágica e leve novamente ao lume. Deixe ferver, tempere com sal e sirva a sopa com as sementes de girassol.
Além de saciante, esta sopa comida bem quentinha durante a época fria é um bom reconfortante corporal.
Saciar a fome
Basta ingerir 30 gramas de sementes por dia, podendo ser divididas em 2 porções de 15 gramas, antes das principais refeições. Obviamente não dispensa a ingestão de 2 litros de água por dia, cuidados com a alimentação e a prática de exercício físico.
Para ajudar a perder peso
O óleo de girassol é rico em triptofano, precursor da serotonina, hormona relacionada ao bom humor, agindo da mesma forma que o consumo do chocolate. Recomenda-se acrescentar 2 colheres de sopa de óleo de girassol a pratos salgados como massas e ensopados, sempre depois de confecionados.
O óleo de girassol é prensado a frio e, quando é aquecido antes de ser consumido, passa por modificações moleculares que favorecem o surgimento de doenças cancerígenas.
Advertências
Embora na culinária utilize-se muito o óleo de girassol como substituto do óleo de culinária comum, estudos recentes demonstram que esta prática está errada e faz mal à saúde. Quanto às sementes, embora não se conheçam efeitos adversos, aconselha-se, como para tudo, o consumo moderado. As cascas das sementes de girassol podem ser afiadas se não mastigadas corretamente ao comer. No caso de ingestão, essas bordas irregulares podem danificar o seu intestino ou cortar outras partes do sistema digestivo. Evite comê-las, sobretudo pessoas com doenças como diverticulite.