O gengibre é uma planta herbácea com muitos benefícios para a saúde. Como planta medicinal, é uma das mais antigas e populares do mundo. Possui um sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces. Pode ser usado em diversas formas: fresco, seco, em conserva, em capsulas (em pó) ou cristalizado.
Raiz tuberosa que pode ser utilizada tanto em preparados culinários como medicinais. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.
Cada vez mais conhecido pela sua capacidade de apimentar os alimentos e pelos seus múltiplos benefícios terapêuticos, tem uma ação bactericida, é desintoxicante e melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.
O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é o responsável pelo sabor picante do gengibre.
Trata-se de um anti-inflamatório natural, por isso pode usar-se o gengibre para aliviar as dores e processos inflamatórios crónicos como artrite, reumatismo, etc. Também devemos destacar as propriedades do gengibre para diminuir a tosse, a bronquite respiratória e outros problemas respiratórios.
As propriedades terapêuticas desta raiz devem-se à ação conjunta de várias substâncias, sobretudo as escontradas no óleo essencial do gengibre, rico em componentes medicinais. Composto por vitamina B6 tem também minerais como potássio, magnésio e cobre, o que só não é muito relevante devido ao fato de ser uma especiaria, pelo que bastam pequenas quantidades de gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar.
O gengibre é referência quando se fala de problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelos tratamentos cancerígenos e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos.
Chá de gengibre
Ingredientes
2 cm de gengibre fresco ou 1 c. (de chá) de gengibre em pó
1 litro de água
Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos. A seguir tape o recipiente e deixe amornar, coe e beba o chá como substituto da água várias vezes ao dia.
É aconselhado tomar este chá diariamente e seguir uma dieta com pouca gordura e açúcar, e praticar exercícios físicos para alcançar resultados progressivos e duradouros
O chá de gengibre é um ótimo remédio caseiro para emagrecer pois é um potente diurético e é considerado um alimento termogênico, que aumenta o metabolismo de gordura, fazendo o corpo gastar mais energia mesmo quando está parado.
Remédio para melhorar a digestão
Ingredientes
1 maçã
1 limão
1 c. (sobremesa) de gengibre ralado
4 folhas de couve
300 ml de água
Descasque a maçã e corte aos pedaços. Esprema o sumo de limão e verta sobre a maçã. Junte o gengibre a a couve lavada e cortada às tiras e a água. Bata bem no liquidificador.
Xarope contra a tosse seca
Ingredientes
1 colher de raiz de gengibre fatiada
1 chávena (chá) de água
2 chávenas (chá) de açúcar
1 limão
Ferva a água e acrescente a raiz de gengibre. Deixe abafado por 10 minutos, acrescente o açúcar e o sumo do limão e misture até dissolver.
Aconselha-se a que os adultos tomem uma colher de sopa três vezes ao dia. No caso das crianças reduzir a dose para uma colher de chá.
Cataplasma contra a Artrose
Ingredientes
2 c. (chá) de gengibre moído (gengibre em pó).
200 ml de água
1 pedaço de tecido
Aqueça a água até ferver e misture-lhe o gengibre em pó. Deixe amornar e humedeça o tecido ma mistura ainda quente. Aplique o cataplasma (tecido) diretamente sobre a área dolorida por 30 minutos uma vez por dia
Remédio para a garganta inflamada
Ingredientes
1 chávena (chá) de mel
1 c. (chá) de extrato de própolis
1 c. (café) de gengibre em pó
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve a lume brando até a mistura ficar homogénea. Transfira o preparado obtido para um frasco de vidro e mantenha em local fresco e seco.
Chá verde com gengibre para queimar calorias
Ingredientes
1 a 1/5l água
1 saqueta de chá verde
¼ de gengibre
1 pau de canela
Ferva a água! Após a água ferver, apague o lume e coloque a saqueta de chá verde, o gengibre descascado e laminado ou ralado e o pau de canela! Tape o recipiente e deixe repousar assim, 10 minutos! Depois é só coar e colocar num jarro de plástico, ou deixar arrefecer totalmente e verter para um jarro de vidro!
Conserva de Gengibre
Ingredientes
400 g de gengibre
½ chávena de açúcar
1 chávena de vinagre
3 c. (chá) de sal
1 recipiente de vidro de aproximadamente ½ litro com tampa
Corte o gengibre, já descascado às fatias bem finas e na diagonal. Cozinhe-o em água até levantar fervura, escorra e deixe arrefecer naturalmente. À parte, misture o açúcar, o sal e o vinagre e leva a lume baixo. Deixe levantar fervura, retire do lume e deixe arrefecer. Transfira tudo para o recipiente e deixe em conserva pelo menos dois dias. Conservado no frigorífico pode durar seis meses.
Compota de gengibre
Ingredientes
500 g de gengibre fresco
4 chávenas de açúcar refinado
1 ½ chávenas de água
3 dentes de cravo-da-índia
Retire a casca do gengibre raspando com uma faca. Fatie o gengibre bem fininho para dentro de uma tigela com água para não ficar preto. Ferva em bastante água por uns 5 minutos e escorra. Repita a operação de ferver em nova água por três vezes (assim ajuda a perder o excesso de picante). Na última vez escorra, acrescente o açúcar, a água pedida na receita e leve ao lume por mais ou menos 30 minutos ou até engrossar a calda. Deixe arrefecer e experimente servir com folhados simples. Guarde no frigorífico e vá consumindo aos poucos.