Os chamados frutos secos dividem-se em duas categorias, as sementes comestíveis (ou oleaginosas) que são consumidos no estado seco como as nozes, amêndoas, avelãs etc… e os desidratados, que são o resultado da secagem de frutos frescos. Concentremo-nos nos primeiros, ricos em vitaminas, alguns minerais como o cálcio e o ferro e que fornecem quantidades consideráveis de ácidos gordos polinsaturados.
Apreciados por muitas pessoas e maioritariamente consumidos no Outono e Inverno, o alto teor calórico dos frutos secos faz com que devam ser comidos em pequenas quantidades trazendo benefícios vários à nossa saúde.
Na sua grande maioria, são ricos em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas que ajudam na redução do mau colesterol (LDL). São igualmente fonte de vitamina E um antioxidante que neutraliza os radicais livres que atacam as células.
Estudos recentes demonstraram que os frutos secos ajudam a reduzir a inflamação das artérias pois contêm arginina, um aminoácido que relaxa e dilata as artérias promovendo uma boa circulação sanguínea. Também nos casos de diabetes tipo II, atuam beneficamente.
As nozes são ricas em magnésio, cobre, zinco, cálcio, ferro e vitaminas E e B. Contêm propriedades antioxidantes, isto é, que ajudam a manter as células jovens e a evitar o seu envelhecimento. O seu alto teor em polifenóis ajuda a memória, por isso o consumo deste fruto seco é indicado na nossa vida diária, mas também na prevenção de doenças como a demência senil ou a Alzheimer.
As amêndoas são uma boa fonte de cálcio, fósforo, magnésio e zinco. Já as avelãs têm bons níveis de cálcio, fósforo e potássio.
Por estas razões, estas sementes comestíveis são uma alternativa saudável para todos e em particular para os desportistas. Também se apurou que existe uma relação causal entre o consumo de frutos secos e um maior nível de serotonina no nosso corpo. A serotonina é uma substância que ajuda a transmitir os sinais nervosos e diminui a sensação de fome, faz com que as pessoas se sintam mais felizes e melhora a saúde do coração. Bastou o consumo diário de um punhado de nozes, amêndoas e avelãs por dia para produzir esses efeitos.
Para quem pratica uma dieta vegetariana, os frutos secos são uma boa fonte de proteínas sendo complementos nutricionais importantes.
Evitar o abuso de consumo
A nutrição e frutos secos não foram sempre considerados bons vizinhos para uma alimentação saudável. Mas isso era numa época em que toda a gordura era considerada má. Agora, graças a uma pesquisa contínua, tudo isso mudou e aqueles frutos secos que sabem tão bem são igualmente uma ótima adição a uma alimentação saudável. Os frutos secos ainda contêm 80% de gordura mas são consideradas um alimento denso em nutrientes. O que faz com que do ponto de vista nutricional, sejam alimentos saudáveis.
Os frutos secos em geral são grandes fornecedores de gordura polinsaturada que representa em média 50% do seu peso e inevitavelmente muito calóricos (em média mais de 600 kcal/100g). Em geral são ainda bons fornecedores de alguns minerais como o cálcio e o ferro. Logo não são os melhores alimentos de quem está a fazer dieta para perder peso.
Fora casos declarados de alergia às oleaginosas, não se conhecem contra indicações do consumo de frutos secos. A quantidade diária recomendada é de até sete unidades por dia, que podem ser comidas sozinhas ou em combinação com outros pratos.
Chá de casca de nozes
Ingredientes
1 colher de Sopa de Casca de Nozes
Ferva dois litros de água e coloque as cascas de nozes. Feito isto deixe ferver por cinco minutos e apague o lume. Antes de beber deve ser coado. Pode ser bebido quente ou frio, sem açúcar e a quantidade recomendada é de dois litros por dia.
BOX Este chá elimina o excesso de colesterol,dissolve coágulos do sangue, previne as tromboses, desobstrui artérias bloqueadas, melhora a tensão alta, tonturas, insónias, bronquite asmática, doenças respiratórias, enxaquecas, sinusite e problema de nervos.
Azia
As Amêndoas contêm quantidades elevadas de óleo que neutralizam a acidez do estômago e as nozes também contêm óleos de neutralização, assim como elevadas concentrações de potássio, que combate a azia, Bastará comer algumas amêndoas ou nozes aos primeiros sinais de azia.
Remédio para infeções respiratórias
Ingredientes
1 c. (chá) de óleo de amêndoas doces orgânico
1 laranja
Misture o óleo de amêndoa com o sumo de laranja e beba várias vezes ao dia.