Um sistema imunitário “em forma” é meio caminho andado para proteger o corpo dos agentes nocivos.
A sua função está associada à defesa contra infeções e doenças, destruindo as células patogénicas.
Por isso, é importante levar um estilo de vida saudável através da prática regular de exercício físico e uma alimentação equilibrada. O stress também é capaz de alterar os estados de ânimo e causar ansiedade, afetando assim o sistema imunitário. Procure relaxar através de exercícios de meditação, respiração e Yoga.
Nutrientes que estimulam a imunidade – Sistema Imunitário:
-
Vitamina C
Este é o nutriente mais importante para o sistema imunitário, uma vez que aumenta a produção de células que combatem infeções no sangue e reduz o risco de contração de vírus que podem encontrar nas células. Pode encontrar a vitamina C nos morangos, kiwis, mangas, tomates, couve-flor, entre outros.
-
Vitamina E
Estimula a produção de células que combatem os germes, as bactérias e o cancro, protegendo o corpo. A vitamina E pode ser encontrada numa grande variedade de fruta, verduras e frutos secos, como avelãs, amendoins, azeite, salsa, etc.
-
Carotenóides
Contêm antioxidantes que ajudam a reparar as células danificadas pelos radicais livres. Os Alimentos ricos em betacaroteno proporcionam vitamina A e melhoram a função do sistema imunitário. São ricos em carotenoides: damasco, pêssego, milho, nabo, batata, beterraba, espargos, brócolos, abóbora e couve.
-
Selénio e Zinco
Pode ser encontrado no atum, bem como a carne, cereais integrais, nozes entre outros alimentos. Já o zinco está presente nos produtos lácteos, frutos secos, mariscos, carnes vermelhas e feijões. Estes alimentos são ricos em proteínas e através dos aminoácidos servem de construtores para muitas células do corpo.
-
Fibras
A fibra dos cereais integrais ajuda o corpo a eliminar as toxinas acumuladas, através do fígado. Coma aveia, quinoa, centeio, amaranto, etc., pois desta forma está a fortalecer o seu sistema imunitário.
|