A tristeza advém de fatores externos que acabam por interferir no nosso eu interior. A alimentação é um desses fatores. Conheça os alimentos que lhe trarão a felicidade e o bem-estar de volta.
Algum dia imaginou que o seu mal-estar, a sua tristeza e a sua falta de alegria poderiam estar associados à alimentação? Pois bem, existem realmente certos alimentos que nos fazem mais felizes e com vontade de enfrentar o dia-a-dia. Estudos e pesquisas científicas têm vindo a demonstrar e a comprovar que tanto a saúde física como a mental e emocional estão intimamente ligadas aos nossos hábitos alimentares.
É um facto comprovado que existem realmente alimentos que possuem nutrientes que podem influenciar o nosso estado de “alma”. Quando estes alimentos são ingeridos estimulam a produção e a libertação de alguns neurotransmissores (substâncias que transportam os impulsos nervosos) que agem como sedativos e tranquilizantes, oferecendo mais disposição e energia. Os principais neurotransmissores que agem diretamente sobre o humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina.
Outros nutrientes importantes para o “bom humor” são o aminoácido tirosina, vitaminas C e B, além de minerais como magnésio, zinco, selénio, hidratos de carbono, ómega 3, proteínas, ácido fólico, cálcio, entre outros. Mas não adianta consumir apenas alimentos com este tipo de substâncias. Estes efeitos só são obtidos quando o consumo é frequente e há equilíbrio na dieta, no que concerne às quantidades necessárias para que o corpo se mantenha saudável.
É ainda importante lembrar que uma alimentação pobre em hidratos de carbono, por vários dias, pode levar a alterações de humor e à depressão, assim como a ingestão de proteínas em excesso. O ideal é o equilíbrio. Por isso, conheça os alimentos que deve incluir no cardápio da felicidade:
- Aveia - Ajuda a liberar serotonina, substância que provoca sensação de felicidade e regula o sono, humor e apetite.
- Banana - Esta fruta é rica em triptofano, substância precursora da serotonina, sem ela o corpo organismo fica suscetível á depressão, irritabilidade, insónias, ansiedade, mau-humor e hiperfagia (aumento exagerado da fome).
- Abacate - Rica em ácido fólico, vitamina B3 (niacinamida, que tem uma ação específica sobre o sistema nervoso central, com efeito relaxante) e potássio.
- Mel - Também é uma fonte de triptofano, com ação calmante, que induz a uma sensação de bem-estar melhorando a função da serotonina no cérebro. O mel ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer.
- Nozes - Possui vitamina B1 (tiamina), que ajuda a converter glicose em energia. Imita a acetilcolina, neurotransmissor que possui um papel nas funções cerebrais relacionadas com a memória e a cognição. Também inclui inositol (fosfatidilinositol), substância reconhecida como parte do complexo B, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina.
- Gérmen de trigo - É a parte mais nobre do trigo, que quando é refinado perde esta propriedade, e uma excelente fonte de todo o aporte vitamínico do complexo B, atuando como calmante natural que diminui a irritabilidade e o nervosismo.
- Canela - Rica em polifenois e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por hidratos de carbono e doces.
- Lentilhas - É fonte de proteínas vegetais e cálcio, contribuindo significativamente para a regulação da flora intestinal. O equilíbrio do cálcio e magnésio no organismo atua no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
- Espinafres - Possui ácido fólico e potássio, dois elementos que, se estiverem em falta no organismo, provocam cansaço, fraqueza e apatia.
- Laranja - Possuem antioxidantes, que combatem o cansaço, e cálcio, que é eficiente no relaxamento muscular e combate o nervosismo. A vitamina C reduz o stress físico e emocional.
- Beterraba - Rica em magnésio, mineral que atua ao promover a energia e a aliviar o cansaço.
- Ovos, fígado e soja - Estes alimentos contêm as substâncias chamadas colina e lecitina, que afetam de forma positiva o funcionamento do cérebro de pessoas com alterações de humor.
- Camomila - A camomila sempre foi usada para acalmar crises de nervosismo. Tem efeitos relaxantes, atenuam a ansiedade e a depressão.
Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected].
|