Por conter uma quantidade consideravelmente grande de ferro, o feijão aumenta a energia do corpo, o que ajuda, por exemplo, mulheres menstruadas ou grávidas, que perdem uma grande quantidade de ferro durante o período.
Além de possuir nutrientes essenciais como vitaminas (a maior parte do complexo B), ferro, cálcio e proteínas, que estão presentes em quantias que podem até substituir os produtos animais, o feijão também é um recurso terapêutico. O ferro contido nele ajuda na recuperação de anemias, a fibra da casca do feijão ajuda a regular o funcionamento do intestino, e o cálcio ajuda na recuperação da osteoporose.
Por fornecer algumas boas doses de magnésio (que é, por natureza, um bloqueador do canal do cálcio), ele possibilita que as veias e as artérias possam relaxar, melhorando assim o fluxo de sangue, nutrientes e oxigênio no corpo.
É rico em fibras insolúveis, que ajudam a prevenir doenças digestivas, câncer de cólon e reduzem a possibilidade de distúrbios cardiovasculares. Ele também é rico em fibras solúveis, que ajudam a estabilizar o nível de açúcar existente no sangue, diminuindo o risco de diabetes.
Por conter uma quantidade consideravelmente grande de ferro, o feijão aumenta a energia do corpo, o que ajuda, por exemplo, mulheres menstruadas ou grávidas, que perdem uma grande quantidade de ferro durante o período. Além de fornecer uma queima lenta de carboidratos complexos, o feijão pode aumentar a sua energia, ajudando a reabastecer o seu armazém de ferro. O ferro é um componente integrante da hemoglobina, que transporta o oxigénio dos pulmões para todas as células do corpo, e também faz parte dos principais sistemas enzimáticos para a produção de energia eo metabolismo.
O feijão oferece boas quantidades de tiamina (vitamina b1), que é fundamental para as células do cérebro, sendo assim importante na prevenção da memória.
É um bom ajudante nos processos de emagrecimento. As proteínas encontradas no feijão são comparáveis a proteínas existentes na carne vermelha ou no leite, portanto, é possível garantir os nutrientes essenciais sem ingerir calorias excessivas ou gorduras saturadas.
Feijão Encarnado
Tanto o feijão vermelho seco como o enlatado encontra-se disponível durante todo o ano. O seu consumo beneficia doenças da pele, colesterol, prisão de ventre, afeções do cólon, hipertensão arterial, anemias e convalescenças e tem ainda ação favorável sobre os folículos capilares.
Sopa de Feijão Encarnado com Couve
Ingredientes
600 g de feijão encarnado
100 g de chouriço
300 g de couve portuguesa cortada aos pedaços
125 ml de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho picado
500 g de batatas
3 cenouras cortadas aos cubinhos
50 g de macarrão pequeno
Sal q.b.
Coza o chouriço numa panela com água e sal. Acrescente o chouriço e coza por cerca de 30 minutos. Depois do feijão cozido retire o chouriço para um prato e reserve metade do feijão. Numa outra panela, leve ao lume a cebola, o azeite, o alho e deixe refogar. Junte as batatas e a metade do feijão com a água da cozedura. Deixe cozer 25 minutos até a batata ficar cozida. Depois de cozido, passe com a varinha mágica.
Se necessário, acrescente mais água. Junte a couve e deixe cozer 15 minutos. Junte a cenoura e deixe cozer 10 minutos. Por fim, junte os macarronetes e o feijão reservado. Deixe cozer por mais 10 minutos.
Sirva esta sopa quente com as rodelas de chouriço por cima.
Feijão-Frade
Este feijão é uma boa fonte de fibra para baixar o colesterol, assim como a maioria dos outros feijões. Além de diminuir o colesterol, possui um alto teor de fibras que impede que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após uma refeição, fazendo com que estes feijões sejam uma escolha especialmente favoravel para os indivíduos com diabetes, resistência à insulina ou hipoglicemia.
Os benefícios do feijão para a saúde do coração não se devem apenas à sua fibra, mas também às quantidades significativas de ácido fólico e magnésio do mesmo. O folato ajuda nos níveis mais baixos de homocisteína, um aminoácido que é um produto intermediário num importante processo metabólico chamado de ciclo de metilação.
Feijão Branco
Este tipo de feijão possui uma propriedade extra importante, a proteína Faseolamina em maior quantidade. Nos processos de emagrecimento atua como bloqueador natural de hidratos de carbono e açúcares, pois reduz de forma significativa a ação da enzima alfa-amilase, enzima responsável pela digestão dos hidratos de carbono. Sem a ação desta enzima, o organismo é incapaz de absorver as moléculas inteiras do amido e assim são eliminados naturalmente, sem acumular calorias,açúcares e gorduras no seu corpo, pois os hidratos de carbono, se não utilizados como fonte de energia, são acumulados como gordura localizada. Por reduzir ainda a absorção de glicose, o feijão é uma alternativa segura para diabéticos.
Remédio contra a Acne
Ingredientes
50 g de feijão branco
Vinagre q.b.
Leite de amêndoas q.b.
Deixe o feijão de molho no vinagre por algumas horas, até que se soltem da pele. Retire então o feijão pelado do vinagre e deixe secar. Com a ajuda daliquidificadora triture o feijão já seco com a quantidade que bastar de leite de amendoas até que a mistura obtenha uma consistência pastosa. Mantenha a pasta no frigorífico e aplique diariamente apenas sobre a acne deixando agir por cinco minutos até que ela desapareça.
A acne são pequenas erupções da pele, resultado da eliminação de toxinas e gordura do sangue, ou em função dos desequilíbrios hormonais típicos da adolescência, que se manifestam principalmente no rosto e nas costas.
Cataplasma para Dor Ciática
Ingredientes
Um punhado de feijões crus
Água quente q.b.
Moa os grãos de feijão até obter uma farinha. Adicione água quente e misture bem. Num pano limpo espalhe a papa obtida e coloque o pano sobre a zona dorida.