A prática de exercício físico para os homens prende-se, sobretudo, no ganho de massa muscular e perda de peso.
Tal como acontece com as mulheres, praticar uma atividade física confere mais disposição para o dia-a-dia e ajuda a prevenir problemas de saúde como obesidade, ansiedade, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras.
Os exercícios clássicos, como a barra fixa, os abdominais, as flexões e os agachamentos trabalham de uma forma bastante eficiente os grupos musculares em geral, trazendo os seguintes benefícios para a saúde:
- Aumento da força muscular;
- Aumento do metabolismo basal;
- Melhoria do tónus muscular;
- Melhoria da postura e mobilidade corporal;
- Melhoria de autoestima;
Entre os riscos inerentes à atividade física estão a possibilidade de lesionar os tendões e doenças ocultas. Por isso, é muito importante uma avaliação de um especialista antes de iniciar atividade.
No que diz respeito ao tipo de exercício físico para homens mais adequado, existem exercícios com vantagens especificas para todas as situações. que podem melhorar a sua qualidade de vida.
No que diz respeito ao tipo de atividades, elas apresentam vantagens especificas para determinadas situações. O exercício físico para homens mais adequado dependerá do objetivo de cada individuo. Tome nota:
:: EXERCÍCIOS AEROBICOS:
- Este grupo abrange várias atividades que trabalham vários músculos do corpo de forma ritmada. Entre eles estão natação, caminhadas e passeios de bicicleta. Os especialistas recomendam a prática de pelo menos 30 m/dia.
:: ALONGAMENTOS:
- Devem ser executados todos os dias, especialmente antes da prática de algum exercício. Segundo os profissionais, os alongamentos são coadjuvantes do exercício aeróbico garantindo flexibilidade e evitando lesões.
:: AGACHAMENTOS:
- É uma actividade de resistência conhecida pela sua eficiência no trabalho de pernas e glúteos. Embora seja de fácil execução, os agachamentos devem ser executados com cuidado para não sobrecarregar os joelhos. Pode dificultar esta atividade com pesos ou com uma bola que servira de apoio entre as costas e a parede.
:: FLEXÕES DE BRAÇOS:
- As flexões dos braços trabalham os músculos dos ombros, do peito e os tríceps (superfície superior do braço). Saber fazê-lo corretamente é importante para evitar dores ao nível das costas. É importante ara a saúde articular e postura, que o ajuda das tarefas do quotidiano.
:: BARRA FIXA:
- Fazer exercício na barra fixa ajuda a desenvolver músculos da região das costas, ombros e bíceps. Oferece benefícios semelhantes aos das flexões de braços. Fixe bem a barra, de modo a evitar acidentes.
:: ABDOMINAIS:
- Os abdominais podem ser divididos em exercícios isotónicos e isométricos. O primeiro são aqueles em que o individuo flexiona e estende musculo. O segundo visa uma contração muscular forte durante algum tempo antes de relaxar (exemplo: prancha).
|