Estudos científicos revelam os benefícios do exercício físico na terceira idade na manutenção da capacidade funcional e da autonomia durante o envelhecimento.
Se praticar um estilo de vida ativo, o seu corpo terá mais força/resistência para enfrentar algum problema futuro… Por isso, mexa-se!
As principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade são as quedas, que geralmente acontecem quando há problemas ao nível do equilíbrio, fraqueza muscular ou dificuldades na marcha. A prática de exercício físico ajuda a prevenir as quedas, pois melhora a condição física e disposição física e psicológica. Além disso, consegue fortalecer os músculos das pernas e costas, melhorar a mobilidade e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Quem chega à terceira idade deve optar por exercícios que melhorem a mobilidade, flexibilidade, força e o equilíbrio do corpo.
Seguem algumas propostas de tipos de exercício físico para a terceira idade:
-
CORRIDA
-
Correr traz benefícios ao equilíbrio e à respiração. Os idosos podem correr a uma velocidade moderada durante pelo menos 30 minutos por dia, 5 vezes por semana. No entanto, devem tomar alguns cuidados para não prejudicar a saúde. Antes da corrida, os especialistas advertem a importância de algumas atividades para aumentar a flexibilidade.
:: Dica: O cálcio e o exercício físico são essenciais para o fortalecimento dos ossos e articulações. Veja o nosso suplemento Cálcio+ 100% natural, que o ajudará a sentir-se mais forte!
-
BICICLETA
-
Andar de bicicleta é um bom exercício para quem tem mais idade. A pedalada trabalha a parte aeróbica, o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos das coxas e pernas. Esses músculos são importantes para a manutenção da rotina saudável do idoso.
-
NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA
Nadar faz bem porque queima calorias, fortalece os músculos e protege as articulações. Atenua os efeitos de doenças de ossos e coluna. O contacto com a água causa uma vasodilatação nas vias respiratórias, melhorando a respiração.
-
MUSCULAÇÃO
As pessoas mais velhas também podem fazer musculação desde que haja moderação e com um programa estabelecido por um profissional. Devem privilegiar exercícios que fortalecem as pernas e os musculas da cintura. Foque-se na repetição e não no peso.
-
YOGA E PILATES
Os benefícios da yoga e pilates na terceira idade vão desde o alívio das dores até ao aumento da autoestima. Ambas atividades melhoram a flexibilidade e o equilíbrio, transmitindo também o bem-estar físico e mental. Os exercícios devem ser estabelecidos de acordo com a condição física, por isso a ajuda de um especialista é essencial.
-
CAMINHADA
A caminhada é o exercício mais prático e simples de inserir na rotina diária. É eficiente para pessoas que chegam à terceira idade sedentárias e que não estão habituadas a exercício físico. Caminhar, para além de melhorar a coordenação e mobilidade, também reduz em 30% o risco de doenças cardiovasculares.
|