Eucalipto, um “medicamento natural”
O eucalipto é considerado um medicamento natural com inúmeras propriedades medicinais, sobretudo provenientes das suas folhas. Este medicamento natural é utilizado para combater a asma, aliviar afeções brônquicas, tosse, constipações, rinite e sinusite, aliviar a dor de cabeça e descongestionar as vias nasais.
Das folhas de eucalipto é retirado o óleo que tem propriedades antissépticas e também desinfectantes. É considerado um dos óleos essenciais que possuem as maiores propriedades antissépticas dentre todos os óleos essenciais. Quando aplicado localmente, o eucalipto pode danificar a sensibilidade e aumentar a actividade cardíaca. Este medicamento natural é utilizado para combater a asma, aliviar afecções brônquicas, tosse, constipações, rinite e sinusite, aliviar a dor de cabeça e descongestionar as vias nasais. Pode ser útil também no tratamento de dores musculares, reumatismo, infecções urinárias e feridas. Contudo, a sua utilização deve ser moderada e segundo prescrição e aconselhamento médico, pois em quantidades maiores pode ser tóxico para o organismo provocando complicações graves para a sua saúde.
O eucalipto é uma planta base para a produção de desodorizantes, desinfetantes e repelentes. É usado em banhos a vapor e saunas. O óleo de eucalipto possui um aroma muito forte e estimulante. É indicado para problemas respiratórios, reduzindo o muco, inchaço e a inflamação, além de aliviar dores musculares, reumatismo e dores de cabeça.
As suas propriedades expetorantes também ajudam a eliminar as secreções acumuladas nos pulmões. Seu óleo essencial tem como principal componente o eucaliptol, que atua como um potente antimucolítico, facilitando a expulsão destas secreções pulmonares
A rinite alérgica é um dos males estacionários mais comuns que existem. Sobretudo no inverno, pode tornar-se um autêntico pesadelo. Sempre existem remédios caseiros para combatê-la, de todas as formas. Uma combinação de vapores de eucalipto e infusão de gengibre pode ser a indicada. Você só tem de experimentar.
Vapores de Eucalipto para Rinite
Ingredientes
0,5 l de água
Um ramo generoso de folhas de eucalipto
Um raminho de folhas de salva
1 c. (sopa) de gengibre ralado
Aqueça a água e adicione o eucalipto e a salva. Deixe levantar fervura e sinta os vapores a libertarem-se no ar. Cubra a cabeça com uma toalha e fora do lume, inspire profundamente o vapor.
A rinite é uma manifestação alérgica e, por isso, além de seguir o tratamento proposto pelo médico, deve-se evitar o acúmulo de poeira dentro de casa ou no local de trabalho, assim como manter o ambiente sempre muito bem arejado, para evitar a proliferação de micro-organismos que podem favorecer uma nova crise da doença.
.
Chá de Eucalipto
Ingredientes
1 c. (sopa) de folhas de eucalipto picadas
1 chávena (chá) de água
Sumo de limão ou mel (opcional)
Misture as folhas picadas do eucalipto numa chávena de água fervente. Tape e deixe que a bebida descanse até amornar. Coe e beba em seguida. Se quiser pode adicionar gotas de limão ou mel ao chá. Beba três chávenas ao longo do dia.
Pele bem limpa
Ingredientes
500 ml de água
2 folhas de eucalipto
Cascas de limão e de laranja
2 gotas de óleo de lavanda
Comece por ferver a água, adicione as folhas de eucalipto, as cascas dos citrinos e a lavanda. Tire do lume e com a devida distância, receba o vapor emanado no rosto durante 10 minutos.
É muito importante ter cuidado para não se queimar com o vapor! Para ter certeza de que o vapor não será maléfico, desligue o fogo e deixe que esfrie por 3 a 5 minutos. Confira com a mão se o vapor está muito quente de uma altura mínima de 30 centímetros. O mesmo processo pode ser utilizado para os pés, pois relaxa e ativa a circulação sanguínea.
Dores Musculares
Ingredientes
2 gotas de óleo essencial de eucalipto
100 ml de óleo mineral
Misture ambos os óleos e fala uma massagem na zona afetada.
O óleo de eucalipto é muito utilizada por atletas para ajudar a tratar dores e músculos tensos. O óleo essencial é usado em simultâneo com massagem para ajudar a aliviar a dor e tensão, que muitas vezes se sente depois de um longo treino, jogo ou competição.
Creme para Aliviar as Dores
Ingredientes
½ chávena de óleo de coco não refinado
2 c. (chá) de cera de
2 c. (chá) de cristais de mentol, ou 5 gotas de óleo de hortelã-pimenta
2 c. (chá) de cristais de cânfora, ou 5 gotas de óleo de cânfora
5 gotas de óleo de eucalipto
Em banho-maria, derreta a cera de abelha e o óleo de coco. Mexa sempre, até que esteja completamente derretido. Reserve para arrefecer alguns minutos, e quando estiver morno, adicione os cristais de cânfora e mentol, ou o óleo essencial, se for o que estiver a usar. Mecha muito bem, e por fim, acrescente o óleo de eucalipto. Está pronto a aplicar.
Deverá armazenar num frasco de vidro, que esteja limpo e seco, e que seja escuro (a claridade danifica as propriedades dos óleos essenciais). Quando frio, este creme estará em estado sólido, porém, assim que entra em contato com a pele, torna-se líquido, fazendo com que seja muito fácil usá-lo para massagem.