A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem como finalidade estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada. Está técnica traz inúmeros benefícios, nomeadamente, a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal. O sistema linfático é composto por uma rede de vasos que transportam os fluidos pelo organismo.
O Sistema Linfático
O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório, ou seja, é constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea. O sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois juntamente com os glóbulos brancos protege contra bactérias e vírus. O baço e o timo também são órgãos do tecido linfático.
A Linfa
A linfa é um líquido transparente, esbranquiçado (algumas vezes amarelado ou rosado), alcalino, que circula pelos vasos linfáticos. Cerca de 2/3 de toda a linfa derivam do fígado e do intestino. A composição da linfa é semelhante à do sangue, mas não possui hemácias, apesar de conter glóbulos brancos dos quais 99% são linfócitos. A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios linfáticos). Após a filtragem, é lançada na corrente sanguínea, desembocando nas grandes veias torácicas.
Drenagem linfática manual
A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem desenvolvida pelo médico dinamarquês Emil Vodder em 1932. Esta técnica é usada para estimular o sistema linfático a trabalhar num ritmo mais acelerado, levando a linfa para os gânglios linfáticos. Este processo ajuda a eliminar os excessos de líquidos e as toxinas.
A técnica consiste em aplicar movimentos em pressões leves, suaves, rítmicas e precisas, em forma circular e espiral sempre na direção dos gânglios.
Drenagem Linfática Mecânica ou Pressoterapia
A Pressoterapia consiste numa massagem feita por via mecânica, recorrendo a equipamento especial para o efeito. A sua técnica baseia-se num sistema de compressão mecânica controlada por computador, que é operado com a utilização de bombas insufláveis.
Além da drenagem linfática manual e da mecânica, existem outros tipos de drenagem linfática, nomeadamente, a Drenagem Linfática Sequencial, que funciona utilizando a electroestimulação, a Drenagem Linfática Reversa, que visa a drenagem da linfa através de vias alternativas e não danificadas, e a Vacuoterapia, que utiliza o vácuo.
Benefícios da drenagem linfática
- Estimulação da circulação de retorno venosa e linfática;
- Tratamento de edemas (inchaços) venosos;
- Facilita a recuperação da elasticidade cutânea;
- Possui efeito diurético através do qual são eliminadas toxinas;
- Possui um efeito relaxante e ajuda a combater o cansaço e o stresse;
- Elimina os nódulos de celulite, conseguindo uma redução e melhoria da pele “casca de laranja”;
- Ajuda a reduzir o volume corporal;
- Ajuda a remodelar o corpo, adelgaçando-o;
- As pernas ficam mais leves e desinchadas.
Conselhos para melhores resultados
- Fazer uma alimentação equilibrada - Reduzir a quantidade de sódio, por exemplo, ajuda a diminuir a retenção de líquidos. O sódio não está presente apenas no sal, também está presente em quantidades elevadas em alimentos industrializados, doces e biscoitos recheados, sumos e refrigerantes. Incluir fibras na alimentação, facilita o trânsito intestinal e previne a retenção de líquidos. É essencial eliminar a ingestão excessiva de açúcares e gorduras, reforçando a ingestão de proteínas. Estas, reconstituem os músculos e melhoram o aspeto da pele, deixando-a mais firme.
- Manter o corpo bem hidratado - embora pareça contraditório, ingerir líquidos evita a sua retenção. O corpo humano precisa de ser hidratado, portanto, quanto menos água estiver disponível no corpo, mais o organismo retém e menos será eliminada na urina, por exemplo. Se o corpo estiver sempre bem hidratado, retém menos líquidos, favorecendo a drenagem linfática. O ideal é beber 1,5L de água por dia, doseadamente, ao longo do dia. A água é essencial ao bom funcionamento do organismo e pode ter um efeito desintoxicante.
- Praticar uma atividade física com regularidade – está amplamente comprovado que a atividade física faz bem ao corpo e à mente. No caso da drenagem, o exercício aumenta a oxigenação do corpo, potenciando os efeitos deste procedimento.
Tome nota
É possível acelerar os efeitos da Drenagem Linfática bebendo Chá verde. Como é rico em cafeína, o Chá Verde acelera o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia. O Chá Verde funciona como um drenante, e como possui propriedades antioxidantes, ajuda a desintoxicar o organismo antes e depois do tratamento.
Advertência: o Chá Verde não é aconselhável a pessoas com problemas cardíacos.