Um desconforto que alastra pela sola de um ou de ambos os pés, uma dor aguda e persistente ou mesmo a dificuldade em assentar todo o pé no chão pode surgir de forma inesperada e causar um profundo mal-estar. Conheça algumas das possíveis causas para a dor na sola do pé e saiba de que forma pode alivá-la!
As dores nas solas dos pés podem ser especialmente incómodas e, em casos mais agudos, dificultar mesmo a locomoção. Elas podem surgir por vários motivos, sendo sempre aconselhável consultar o médico caso os sintomas persistam por mais de 3 dias ou se o incómodo se tornar dor.
Algumas das possíveis causas para sentir dores nas solas dos pés:
- Um esforço físico intenso, por exemplo a corrida, principalmente se este não for feito com calçado adequado;
- Uso prolongado de saltos altos ou de sapatos apertados, especialmente se estiver muitas horas em pé, o que pode causar uma fascite plantar, uma lesão;
- Uso prolongado de sandálias ou chinelos;
- Excesso de peso.
Qualquer uma destas situações pode causar:
- Estiramento dos tendões e ligamentos, causados pelo esforço físico intenso. Para aliviar os sintomas é aconselhável submergir os pés em água fria ou morna e, de seguida, repousar com os pés mais elevados. Uma massagem na zona dorida ajuda a atenuar a dor e facilitar a recuperação.
- Fascite plantar, uma inflamação da fáscia, o tecido que reveste os tendões da sola dos pés. Neste caso, a dor na sola do pé manifesta-se como ardor e desconforto ao caminhar. É necessário recorrer ao acompanhamento médico, sendo geralmente aliviada através da toma de analgésicos e anti-inflamatórios, podendo também recorrer a fisioterapia.
- Esporão do calcâneo, ou do calcanhar, que se manifesta como a sensação de se formar um pequeno osso dentro do pé, que causa dor ao colocar o pé no chão. Essa sensação é provocada pela calcificação do ligamento do calcanhar. Neste caso, deve consultar um ortopedista ou fisioterapeuta. O alívio da dor passa pelo uso de palmilhas ortopédicas de silicone, por massagens adequadas na zona onde dói e por exercícios de alongamento. Pode ser necessário, em casos mais graves, recorrer a cirurgia para a remoção do esporão.
Algumas condições de saúde, como o pé chato, ter uma perna mais comprida que outra, ou caminhar de forma diferente, propiciam o aparecimento destas dores. Estes casos devem ser sempre acompanhados pelo médico.
Alongamentos ajudam a aliviar a dor
Em casos mais ligeiros, a dor pode ser aliviada através de exercícios de alongamentos e de massagens que pode fazer em sua casa. Sente-se no chão ou numa superfície plana, descalço, e estique as duas pernas à sua frente. Tocando nos dedos dos pés, puxe-os em direção ao seu tronco e mantenha esta posição por um minuto. Descanse e repita várias vezes. Caso não consiga tocar nos dedos dos pés peça a outra pessoa que os empurre em direção ao seu tronco. Complete fazendo massagens suaves, pressionando a parte onde lhe dói. Pode usar um gel ou um creme e massajar em movimentos circulares.