Cada pessoa reage de diferente forma aos alimentos que ingere. Umas comem de tudo e mais alguma coisa e permanecem magras, outras engordam com cada ‘garfada’ ou abuso!
Hoje damos-lhe dicas infalíveis para recuperar a forma em apenas algumas semanas. Desintoxique o organismo e seja mais saudável.
Quer perder os quilinhos a mais que ganhou nas festas? Conheça os 8 ‘hábitos’ principais que intoxicam o organismo e aprenda a libertar-se deles em 8 semanas. Assim vai conseguir manter o organismo equilibrado, o corpo mais firme e com menos gordura e recuperar a silhueta. Por outro lado, ganhará mais força, energia e vitalidade.
-
Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia – Mais de 65% do nosso corpo é água, pelo que a melhor forma de hidratá-lo é através da ingestão de água. Ela é fundamental para ajudar o organismo a desintoxicar e manter o corpo hidratado.
-
Dizer adeus ao açúcar – O açúcar, principalmente o refinado, pode ser uma ‘bomba-relógio’ para o organismo. Eliminá-lo dos hábitos diários significa não ter barriga inchada, gorduras localizadas e fadiga. Substitua-o por mel, concentrados de fruta ou melaço.
-
Cafeína nem pensar – A cafeína é uma substância química que atua sobre o sistema nervoso central, conferindo a quem a ingere a sensação de adrenalina, de estado de alerta e uma grande dependência. Se bebe café diariamente, o ideal é “libertar-se” dele gradualmente. Passar a beber infusões no lugar de café é uma medida bem mais saudável!
-
Distinguir gorduras boas das más – O corpo precisa de gorduras para funcionar e desenvolver-se, mas como o organismo não as produz elas são ingeridas através da dieta. Saber distingui-las é fundamental. As insaturadas (azeite, castanhas, abacate, nozes, amêndoas, etc.) são as mais saudáveis e contribuem para a redução dos níveis de colesterol no sangue. As saturadas (queijos curados, enchidos, manteiga, batatas fritas, bolos, refrigerantes, comida pré-cozinhada, etc.), se ingeridas em excesso, podem conduzir ao aumento dos níveis de colesterol no sangue, aterosclerose, doença coronária e AVC.
-
Preferir hidratos de carbono integrais – Os hidratos de carbono são o combustível ideal para que o organismo funcione em pleno. Mas os que são refinados produzem muitas vezes o efeito de causar inchaço, cansaço e a vontade de ingerir mais. Os integrais, como contém mais fibra e decompõem-se lentamente, proporcionam ao organismo um nível de energia gradual e sustentável. Por outro lado, as fibras ajudam a regular o trânsito intestinal.
-
Equilíbrio através das proteínas – A carne, o peixe e o leite são as principais fontes de proteínas. Saber combiná-las com as proteínas vegetais (como a soja) poderá ajudar o organismo a ter mais vitalidade. A vantagem é que com estes produtos se reduz, em grande escala, o consumo de gorduras saturadas, logo, são ingeridas menos calorias.
-
‘Fugir’ dos efeitos tóxicos do ambiente – Do mesmo modo que os alimentos tóxicos contaminam o organismo, as toxinas do meio-ambiente também. Por exemplo, os recipientes fabricados para embalar grande parte dos alimentos são feitos de um material que se chama PVC, o qual liberta toxinas quando em contacto com a comida e que se acredita estar relacionado com o excesso de peso.
-
Praticar exercício físico – A combinação perfeita com todos os passos anteriores é aliar a prática do exercício físico. Para além de ajudar a libertar a mente e a evitar uma vida sedentária, também a desintoxica o organismo.
Ajuda extra!
Na hora de desintoxicar o organismo também pode dar um “impulso” tomando um suplemento alimentar que ajude na eliminação de gorduras e da retenção de líquidos. Aconselhe-se com o seu farmacêutico sobre o mais adequado ao seu caso.
Nota: Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected].
|