Fazer uma alimentação equilibrada, ser seguido por profissionais especializados e manter rotinas de vida saudáveis é indispensável para ter o corpo que deseja, mas, para além desses princípios, há algumas dicas que ajudam a manter a boa forma – e até a perder volume abdominal. Conheça-as!
No verão, com a subida das temperaturas e as idas à praia ou à piscina, usamos menos roupa e expomos mais o corpo, o que pode despertar uma maior vontade – e até alguma pressão – para ter formas mais elegantes. É fundamental ter em mente que o tempo é um fator fundamental e que as “receitas milagrosas” podem ter custos muito elevados para a saúde, podendo causar danos irreversíveis.
Antes de fazer uma dieta aconselhe-se com um nutricionista e recorra ao aconselhamento profissional também para ajudá-lo a definir um plano de exercício físico que seja adequado à sua idade, condição física, estado de saúde e necessidades específicas.
Os resultados alcançam-se através da consistência: não vai longe se fizer um grande esforço durante uma ou duas semanas, pois acabará por perder a motivação e regredir, podendo, até, ganhar mais peso do que perdeu. Empenhe-se em alcançar metas realistas, que possa ir elevando à medida que alcança resultados e que, sobretudo, integra um novo estilo de vida, mais saudável.
Para além do empenho e da persistência, algumas dicas podem ajudar a obter resultados visíveis de forma mais rápida, pois contribuem para a perda de peso e, até, de volume abdominal, ajudando a ter um ventre mais plano.
10 dicas que ajudam a emagrecer de forma saudável (e a perder barriga):
1 – Hidrate-se!
Beber água é essencial para várias funções do corpo, sendo também graças à ingestão de líquidos – sem açucares e sem álcool – que nos libertamos de toxinas. Beba entre 2 a 2,5 litros de água, fora das refeições.
Dica extra: junte rodelas de limão e/ou de pepino, ou algumas folhas de hortelã à água, aromatizando-a de forma a que ganhe sabor.
Para além da água, também os chás são bons aliados da perda de peso, especialmente o chá verde.
2 – Faça exercício físico todos os dias
A persistência é essencial para alcançar bons resultados e, nesse sentido, é mais produtivo praticar meia hora de atividade física por dia todos os dias do que treinar duas horas de cada vez, apenas duas vezes por semana. Peça ajuda a um profissional que possa definir um plano adequado para si e, nos dias em que não tiver essa atividade, mantenha algum tipo de exercício, mesmo que por menos tempo, fazendo corrida ou uma caminhada, por exemplo. Os treinos assentes em exercícios cardiorrespiratórios ou no aumento de massa muscular são aqueles que surtem efeitos visíveis mais depressa. Para além disso, opte sempre por usar as escadas, em vez do elevador, e procure andar mais a pé ao longo do dia (estacione o carro mais longe ou saia do autocarro duas estações antes, por exemplo).
3 – Evite ficar com fome
Passar muitas horas sem comer não contribui para a perda de peso, tendo até efeitos adversos. Faça várias refeições ao longo do dia, comendo de duas em duas horas, aproximadamente, um lanche ligeiro, e nunca saltando as refeições principais: pequeno-almoço, almoço e jantar.
Dica extra: palitos de cenoura, maçã ou pepino, frutos secos, 1 gelatina, 1 ovo cozido, tomate fresco… são alguns exemplos de lanches saudáveis que pode fazer ao longo do dia.
4 – Controle a ingestão de hidratos de carbono
Uma dieta saudável deve ser variada, e o corpo precisa de hidratos de carbono para ter energia, porém deve consumi-los de forma moderada, nunca ingerindo mais do que um tipo de alimentos ricos em hidratos de carbono por refeição. Se comer arroz não coma pão, por exemplo.
5 – Coma mais alimentos ricos em fibras
Ajudam o funcionamento dos intestinos e melhoram a digestão, aumentando também a sensação de saciedade. Aveia, sementes de linhaça, de chia ou de sésamo, lentilhas, alface, pepino, cogumelos, frutos vermelhos, maçã, cenoura e cereais integrais são bons exemplos de alimentos que o ajudam a perder peso.
6 – Corte com alimentos processados
As refeições pré-cozinhadas, os congelados e os molhos são ricos em calorias, sal e conservantes que o fazem ganhar peso.
7 – Evite o álcool e as bebidas açucaradas
O álcool e os refrigerantes são fortes inimigos na perda de peso, para além de trazerem outros riscos para a saúde.
8 – Elimine fritos e gorduras
Da mesma forma, os fritos e os alimentos ricos em gordura também são altamente prejudiciais para a saúde e, além disso, produzem inchaço e fazem ganhar peso.
9 – Coma devagar
Ingerir os alimentos com calma, mastigando corretamente e saboreando o que come faz com que o cérebro produza mais depressa a sensação de saciedade, o que, por sua vez, faz com que coma menos e com que os alimentos sejam melhor processados pelo organismo.
10 – Coma alimentos termogénicos – com moderação
Alguns alimentos, como chá verde, pimenta de caiena, canela, gengibre e até a água gelada produzem um efeito termogénico, que acelera o metabolismo e faz com que perca calorias.
Lembre-se…
Manter um plano ajuda a não cometer falhas nem deslizes. Permita-se, de vez em quando, comer algo que lhe apetece, mesmo que seja mais calórico, mas tome como hábito uma dieta moderada, ingerindo menores quantidades. Estabeleça previamente aquilo que vai comer durante a semana, e tome nota de tudo o que ingeriu. Siga de forma disciplinada aquilo que previamente definiu, tendo sempre em mente que a consistência e a persistência são as chaves para o sucesso.