A diabetes é uma doença que, de forma silenciosa, pode instalar-se e ganhar destaque na sua vida, comprometendo-a.
A diabetes é uma patologia crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. A glicose (açúcar no sangue) é essencial à vida. O nosso organismo utiliza o açúcar para produzir energia indispensável ao funcionamento normal dos vários órgãos e tecidos. Para que a glicose possa ser utilizada pelo organismo, tem que passar do sangue para o interior das células. Na maioria das situações esse transporte para dentro das células só é possível com a ajuda de uma importante hormona: a insulina.
A insulina é uma hormona (substância química produzida pelo organismo) que tem como função fazer com que o açúcar presente no sangue entre nas células e se transforme em fonte de energia, regulando a glicemia. Ela é produzida por agrupamentos de células espalhadas pelo pâncreas. Em situações normais o pâncreas produz esta hormona que retira o "açúcar" do sangue, transportando-o para dentro das células. Desta forma, os níveis de "açúcar" no sangue (glicemia) baixam. Quando existe uma falha na produção ou ação da insulina, desenvolve-se a doença chamada de diabetes.
Existem vários tipos de diabetes: diabetes tipo 1 (inevitável), diabetes tipo 2 (que é possível prevenir) e diabetes gestacional são os mais frequentes.
As causas da diabetes tipo 1: Desenvolve-se geralmente em crianças, adolescentes ou jovens adultos. Neste tipo de diabetes, a causa da elevação da glicemia ("açúcar" no sangue) é a incapacidade súbita do pâncreas produzir insulina por destruição completa das células que fabricam esta hormona. Este tipo de diabetes é uma doença autoimune e a única forma de tratá-la é administrando insulina.
As causas da diabetes tipo 2: Esta é a forma mais frequente de diabetes: 9 em cada 10 diabéticos são do tipo 2. Surge em qualquer idade, mas é mais frequente nas pessoas adultas com peso a mais. Neste tipo de diabetes, o organismo produz menos insulina e a insulina faz menos efeito (chama-se a isto "resistência à insulina").
Este tipo de diabetes é tratado com medidas de alteração do estilo de vida:
- Fazer uma alimentação mais saudável,
- Ser fisicamente ativo,
- Perder peso,
- Reduzir a pressão arterial
- Melhorar os níveis de colesterol
- Medicação específica.
Com o passar dos anos, também precisa da administração de insulina.
Como prevenir?
Uma dieta alimentar adequada (prescrita pelo médico), que permita um controlo rigoroso dos níveis de glicémia, da tensão arterial e das gorduras; a prática regular de exercício físico (uma caminhada de 30 minutos por dia já é muito bom!); evitar o álcool e o tabaco são medidas fulcrais para prevenir a diabetes ou, no caso de já padecer da doença, de mantê-la controlada.
Números em Portugal: Mais de 1 milhão de portugueses entre os 20 e os 79 anos.
Cuidados importantes
- Faça 6 a 7 refeições e lanches por dia;
- Não salte refeições;
- Não coma demasiado de cada vez;
- Reduza o consumo de sal;
- Coma essencialmente cozidos e grelhados;
- Reduza a ingestão de gorduras saturadas;
- Diminua o açúcar, prefira os adoçantes;
- Coma pão integral;
- Coma vegetais e fruta diariamente. Acompanhe a fruta de 3 bolachas de água e sal;
- Beba pelo menos 1,5 l de água por dia.
- Evite as bebidas alcoólicas, pode, no entanto, beber um copo de vinho tinto à refeição.
- Deve sempre seguir os conselhos do seu médico de família ou outro médico assistente.