A Curcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma raiz rica em curcumina, uma substância com forte poder analgésico e anti-inflamatório.
Apesar de ser muito utilizada na culinária, os benefícios da raiz vão além de dar cor e sabor aos pratos. Ela também é conhecida da medicina natural por possuir curcumina e seus derivados, tendo entre os principais benefícios a sua ação digestiva, propriedades inibidoras de gases intestinais, ação anti-inflamatória e cicatrizante, antioxidante e antialérgico.
Devido à sua ação anti-inflamatória, a curcuma pode ser utilizada no tratamento de dores articulares e musculares, além de inflamações em geral. Separamos abaixo algumas dicas de como utilizar essa poderosa raiz para aliviar as dores a as inflamações de forma natural:
Chá de curcuma:
O chá de curcuma é excelente para o sistema imunitário, aliviando as inflamações no organismo.
Para fazer o chá deve colocar 2 colheres de chá de curcuma em pó em 1 litro de água fervente. Abafe e deixe repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Coe a mistura, deixe arrefecer e disfrute! Pode ainda acrescentar à receita uma colher de gengibre ralado, mel ou um limão espremido.
Cápsulas de curcuma:
Também é possível consumir a curcuma em forma de cápsulas, como um suplemento. As cápsulas de curcuma são indicadas especialmente para os casos de inflamações provocadas por exercícios físicos, para melhorar a recuperação muscular após a atividade física e também para combater as dores.
Gel de curcuma:
A curcuma também pode ser consumida em forma de gel, para aplicar sobre a pele com inflamações ou nas regiões das articulações que apresentam dores.
Para fazer o gel deve misturar 1 colher de sopa de aloé-vera (somente gel), com 1 colher de sopa de curcuma em pó.
O gel de curcuma também pode ser encontrado em lojas de suplementos naturais.
Além da curcumina, a curcuma possui fibras, proteínas, niacina, vitaminas C, E e K, sódio, potássio, cálcio, cobre, ferro, magnésio e zinco, sendo uma boa opção de especiaria para incluir nos pratos no dia a dia.