O seu carrinho está vazio!

Cuidados de beleza no tempo frio

25 de Outubro, 2024

O frio e as baixas temperaturas pedem água mais quente e banhos demorados. Porém, água demasiado quente em banhos prolongados, para além de consumir dinheiro e recursos indispensáveis, traz também custos para a saúde, como pele seca, caspa e cabelos danificados.  Evite os efeitos negativos do tempo frio com estas dicas de beleza.

 

Controle a temperatura da água durante os banhos

Sentir a água quente na pele é bastante agradável, mas traz malefícios para a pele e até para a saúde. A água quente, além de causar derrames sanguíneos, agrava a desidratação causada pelo tempo seco e frio e retira a camada de gordura da pele que funciona como proteção e hidratante natural.

Sabonete e gel hidratantes

Dê preferência aos sabonetes hidratantes, líquidos e de base cremosa. Assim não corre o risco de remover a camada lipídica (oleosa) produzida pela sua própria pele. Não use esponjas de banho, pois elas agridem a pele. Ao usar o gel de banho, faça movimentos delicados com as palmas das mãos.

 

Hidrate bem a pele

Os cosméticos hidratantes possuem ativos que retém as moléculas de água na camada mais profunda da pele, conferindo-lhe um toque macio e um aspeto mais saudável.

Se a sua pele for oleosa, deve ter cuidado com o uso de hidratante, pois em excesso pode fazer com que as glândulas sebáceas produzam mais gordura, causando borbulhas. Use um hidratante de acordo com o seu tipo de pele.

Se a sua pele for seca, use hidratantes para pele seca e de hidratação intensa.

 

Proteja os cabelos

A água quente também danifica o couro cabeludo e o cabelo. Os fios de cabelo ficam fragilizados, fracos e quebradiços. Além disso, os banhos quentes estimulam o funcionamento das glândulas sebáceas, aceleram a produção de oleosidade e causam descamação do couro cabeludo e enfraquecimento do cabelo.

Na hora de secar o cabelo, prefira o ar frio do secador, pois o ar quente deixa os cabeços secos.

Use sempre um protetor térmico antes de secar o cabelo e se usar o ar quente, mantenha uma distância de 15 a 20 cm do cabelo, para evitar que os fios de cabelo se queimem.

 

Dica: se tem o cabelo muito seco, use um óleo para hidratar, como por exemplo, óleo de argão. Coloque um pouco na palma das mãos e aplique no comprimento do cabelo. Pode ser depois do banho ou com os cabelos secos. Os óleos hidratantes combatem o cabelo seco e ajudam a diminuir o efeito frizz dos cabelos.

Mesmo no inverno a hidratação continua a ser fundamental. Faça uma hidratação profunda com uma máscara pelo menos de quinze e quinze dias, assim vai conseguir ter um cabelo saudável, sedoso e brilhante.

Cuide dos lábios

Um batom para o cieiro não pode faltar na sua mala. Com o frio, os lábios, se não forem devidamente protegidos, tendem a rachar, por isso é muito importante que, antes de sair de casa, passe um batom contra o cieiro nos lábios.  Se gosta de andar sempre com os lábios pintados, encontra no mercado batons que além de darem cor aos lábios, também hidratam. Ao longo do dia, se sentir os lábios a ficarem secos, renove a aplicação do batom.  No que respeita aos batons contra o cieiro, já os há com protetor solar. Lembre-se que quanto mais passar a língua nos lábios, mais ele vão secar, por isso, evite fazê-lo.

Dica: se tem herpes labial, deve trazer sempre consigo a medicação que usa habitualmente, uma vez que o frio pode “acordar” o vírus e desencadear a infeção.

Durante o inverno coma frutas, verduras e legumes

Há frutas e legumes da estação como laranja, limão, morangos, brócolos, couves e cenoura que estimulam a produção de lipídeos, favorecendo a hidratação e proteção. As frutas, verduras e legumes são ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento. Além disso, os citrinos, como a laranja e o limão por serem ricos em vitamina C, ajudam a prevenir gripes e constipações.

Não esqueça o protetor solar

No inverno o ângulo do sol muda, mas os raios ultravioleta continuam a ser prejudiciais causando os mesmos danos do verão. Segundo os dermatologistas, mesmo que no inverno haja uma diminuição dos raios UVB (responsáveis pelo cancro de pele e pelas queimaduras solares), os raios UVA continuam a penetrar na pele, podendo causar problemas como lesões pré-malignas, envelhecimento precoce e perda da elasticidade, manchas na pele e rugas finas.

Mantenha o corpo hidratado, bebendo água

Independentemente da estação do ano, beber água ajuda a manter a beleza da pele, dos cabelos, das unhas e até previne o aparecimento de celulite. Segundo os especialistas, todas as pessoas deviam beber 1,5 a 2 litros por dia, pois é essa a quantidade, em média, que uma pessoa adulta gasta durante o dia, na digestão, no suor, na urina ou noutra atividade.

Não devemos beber água apenas quando sentimos sede. A sede é um sintoma de desidratação, é um aviso. A água ajuda a manter a parte cerebral em ordem. Além disso, facilita a eliminação de toxinas que se acumulam no organismo através da urina. A água ajuda a manter as articulações lubrificadas, evitando a desidratação nas cartilagens e também ajuda a manter a temperatura corporal. Além de ser essencial ao bom funcionamento dos rins e intestinos. 

Tratamentos de beleza à base de produtos químicos que eliminam as células mortas e promovem a renovação dos tecidos devem ser feitos, preferencialmente, no inverno. Longe do sol, a pele tem mais tempo para recuperar.

 

 

Voltar |

Posts relacionados

Cuidados básicos para enfrentar os dias mais frios

9 de Janeiro, 2017 Dicas e receitas, Corpo humano

Cuidados básicos para enfrentar os dias mais frios

Com as temperaturas mais baixas, acabamos por permanecer mais tempo em ambientes fechados e abrimos ...

Ler mais

Produtos relacionados

Evite os efeitos negativos do tempo frio no seu corpo com estas dicas de beleza.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização