Existem diversos hábitos que prejudicam muito os joelhos e, consequentemente, todo o esqueleto.Dizemos-lhe quais são para que possa evitá-los.O joelho é composto de ossos e a maior articulação do corpo humano. É esta articulação que suporta quase todo o peso do corpo quando estamos em pé e absorve a maior parte do impacto nos membros inferiores. Por isso, está sempre mais sujeita a sofrer lesões. De forma a minimizá-las vimos sugerir-lhe algumas dicas de forma a manter a saúde dos seus joelhos e articulações. Se quiser, também pode tomar um suplemento para os ossos e articulações, normalmente são ricos em substâncias que ajudam a evitar ou adiar os problemas mais comuns.
Sentar sobre os joelhos dobrados aumenta a pressão entre a patela (osso tipo sesamoide que fica no meio de um conjunto tendinoso) e o fémur em aproximadamente 7 vezes o peso corporal. Esta pressão pode provocar uma lesão na cartilagem.
Subir e descer escadas, abaixar e levantar, pedalar e carregar na embraiagem do carro pode causar danos no joelho. Isto porque fazer esforço excessivo entre o fémur e a patela, durante muito tempo e sem estar acostumado, pode provocar lesões.
Correr ou caminhar com ténis inadequados pode causar traumas dolorosos. Se esta situação for recorrente, a dor pode mesmo virar crónica. Por isso, antes de comprar uns ténis, aconselhe-se com alguém que perceba do assunto.
Não se sente sobre os pés Sentar com os joelhos dobrados para cima ou com os pés para trás também pode prejudicar as articulações do joelho. Por isso, se tem o hábito de sentar-se nesta posição, convém que deixe de fazê-lo, caso contrário poderá causar lesões permanentes. Correr de forma incorreta Hoje em dia fazer jogging virou moda. Mas sabia que correr de forma inadequada pode causar grandes lesões nos joelhos e esqueleto? É verdade! Saiba que o ideal é pisar o chão com a parte da frente ou meio do pé, dissipando parte do impacto na articulação do tornozelo e poupando o joelho. |
Cuide dos seus joelhos!
Voltar
|