Compreenda o funcionamento do coração e conheça algumas curiosidades sobre este órgão vital.
As células do corpo humano precisam de oxigénio e alimento para funcionarem e exercerem a sua função. O veículo de transporte que faz chegar o oxigénio e outras substâncias a todas as células do corpo humano é o sangue. Produzido na medula e oxigenado nos pulmões, o sangue percorre todo o organismo ininterruptamente através de uma complexa rede de artérias e vasos sanguíneos que o transportam a todas as partes do corpo. O coração é o órgão impulsionador deste sistema e a sua função é bombear o sangue e os nutrientes que este transporta através das veias e das artérias.
O coração é um músculo oco que empurra o sangue através dos vasos sanguíneos. Durante essa tarefa, funciona como uma bomba aspirante e premente, pois aspira o sangue das veias, e, depois de cheio, recalca para a frente, para as artérias, o sangue que recebeu.
A sua forma assemelha-se à de um cone e está situado na cavidade torácica, entre os dois pulmões, tendo atrás de si o esófago e a artéria aorta, com os quais forma o mediastino, espécie de repto que separa um pulmão do outro. A sua base está voltada para cima, com um ligeiro desvio para a direita; o ápice dirige-se para baixo e para a esquerda. Contudo, existe uma anomalia denominada Dextrocardio na qual o indivíduo nasce com o coração levemente inclinado para direita e para baixo. O tecido cardíaco é vermelho-escuro e apresenta, na superfície, zonas de gordura, que aumentam com a idade. O coração de uma mulher adulta pesa em média 250 g; o de um homem pesa em média 300 g.
O seu tamanho é aproximado ao de um punho fechado (cerca de 12 cm de comprimento, 9 cm de largura na parte mais ampla, 6 cm de espessura) e pode localizar-se em três posições no corpo:
· Levocardia – posicionamento normal do coração do lado esquerdo do tórax;
· Mesocardia – anomalia na qual a pessoa nasce com o coração no centro do tórax;
· Situs Inversus – anomalia na qual a pessoa nasce com o coração do lado direito do tórax.
O coração é constituído por uma massa contráctil - o miocárdio - revestido interiormente por uma membrana fina - o endocárdio - e envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio.
Na metade direita do coração circula o sangue venoso e na metade esquerda circula o sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - o átrio (aurícula) - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios átrio-ventriculares. Os dois átrios encontram-se separados pelo septo interatrial e os dois ventrículos pelo septo interventricular.
Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a válvula mitral, e no orifício atrioventricular direito a válvula tricúspide (são válvulas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue).
O coração humano bombeia o sangue através de todo o organismo em aproximadamente 45 segundos em repouso. Bate cerca de 109.440 a 110.880 vezes por dia, bombeando aproximadamente 5 litros de sangue.
Curiosidade
O coração é o primeiro órgão do corpo a ser formado quando ainda somos um embrião no ventre materno.