O seu carrinho está vazio!

Conheça os benefícios do iogurte natural

16 de Fevereiro, 2023

O iogurte natural é um alimento especialmente nutritivo e versátil, que pode ser consumido em lanches ligeiros ou adicionado como tempero a pratos principais, sendo facilmente acompanhado por alimentos doces ou salgados e fornecendo ao organismo nutrientes essenciais à sua saúde e bem-estar.

Nem todas as pessoas apreciam o seu sabor, mas o iogurte natural, para além de ser facilmente conjugado com outros alimentos que o adoçam ou que atenuam o seu gosto, é um alimento com algumas particularidades que fazem dele uma presença essencial numa dieta saudável.

 

1 – É rico em probióticos e tem pH neutro – melhora a flora intestinal, regula o funcionamento do intestino, ajuda a combater infeções e a manter o humor equilibrado

A principal caraterística que faz com que o iogurte natural se destaque é o facto de ser rico em probióticos, bactérias que ajudam a melhorar a saúde do nosso sistema digestivo e que contribuem para o bom funcionamento do intestino, para além de também fortalecerem o sistema imunitário, e de ter um pH neutro, o que também ajuda a regular a flora intestinal, fazendo com que o organismo se liberte mais facilmente de toxinas. Hoje em dia há também estudos que apontam para a importância do intestino na regulação do humor, o que faz com que o consumo de iogurte também possa ajudar a prevenir e atenuar quadros de depressão (a par com o acompanhamento médico que possa ser necessário, uma dieta equilibrada e rotinas saudáveis).

Embora os iogurtes possuam as mesmas propriedades nutricionais, as quais oscilam em função dos ingredientes que lhe são adicionados, o iogurte natural destaca-se das versões aromatizadas na medida em que é feito de matérias-primas puras, não tendo açucares nem ingredientes aromatizantes adicionados. Ainda assim, conseguirá obter praticamente os mesmos benefícios caso opte por consumir iogurtes de aromas, desde que tenha em atenção a composição dos mesmos e o seu nível de açúcar.

2 – É rico em Cálcio, Magnésio, Fósforo, Potássio e vitamina D – protege os ossos e os músculos, ajudando a prevenir e a recuperar de quebras e lesões, sendo também essencial para a saúde dos dentes.

Outro dos grandes benefícios que o iogurte traz à saúde diz respeito ao facto de ser uma fonte elevada de Cálcio, essencial à formação e manutenção da saúde dos ossos, músculos e dentes, ajudando também a proteger as articulações. No período da menopausa, aumentar o consumo de iogurtes pode ser uma mais-valia (a menos que o seu médico o desaconselhe), na medida em que este alimento ajuda a repor os níveis de Cálcio, Magnésio, Fósforo, Potássio e vitamina D, ajudando a prevenir a osteoporose e a preservar a saúde óssea e muscular.

3 – É rico em vitaminas do complexo B – fortalece o cérebro, ajudando a manter as funções cerebrais ativas, estabiliza o humor e protege o coração

Para além destes sais minerais essenciais, o iogurte também é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, ajudando, assim, a favorecer a saúde do coração e o funcionamento do sistema nervoso, contribuindo para melhorar o humor e para reforçar o sistema imunitário, sendo também benéfico para o cérebro. O iogurte ajuda a melhorar o desempenho das funções cerebrais, favorecendo a aprendizagem, a memória e a capacidade de concentração, o que faz com que seja particularmente importante para crianças e jovens e, por outro lado, para prevenir o declínio das capacidades cognitivas em idosos.

4 – É rico em proteína – favorece os ossos e os músculos, ajudando também a aumentar a saciedade

O facto de ser rico em proteína faz com que, para além de contribuir para a preservação da saúde dos ossos, músculos, dentes e órgãos, também aumente a sensação de saciedade, sendo um bom auxílio em dietas que visam a perda de peso. O iogurte ajuda a acelerar o metabolismo e a evitar a acumulação de gordura, e é também favorável à regeneração muscular, o que faz com que seja um bom alimento para consumir antes ou depois do treino desportivo.

5 – É fonte de Zinco e Selénio – protege o sistema imunitário e potencia o desempenho cerebral

O iogurte também contém Zinco e Selénio, que favorecem a saúde do cérebro e, juntamente com a atividade dos probióticos, ajudam a reforçar o sistema imunitário.

 

Embora as versões aromatizadas tendam a ser mais apelativas, o iogurte natural é especialmente versátil, na medida em que tanto pode acompanhar pratos doces, com a junção de fruta fresca, frutos secos, fruta cozida ou assada, sementes, mel, e flocos integrais, por exemplo, e podendo também substituir as natas em inúmeras receitas de doces, como em pratos salgados, nos quais pode ser temperado com sal, azeite e limão e ser usado como tempero de saladas, usado em sopas e como molho de acompanhamento, por exemplo.

Voltar |

Posts relacionados

Zinco: uma proteção infalível

18 de Junho, 2018 Corpo humano

Zinco: uma proteção infalível

O zinco é considerado um dos minerais mais importantes para a nossa saúde.

Ler mais
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização