Sabia que existem alimentos que ajudam a combater as insónias? São alimentos que, devido às suas propriedades estimulam o sono, beneficiando uma noite descansada e sem interrupções.
São alimentos que, devido às suas propriedades estimulam o sono, beneficiando uma noite descansada e sem interrupções.
Para incentivar uma boa noite de sono, o exercício físico regular e a alimentação saudável e equilibrada são imprescindíveis. No entanto, é possivel facilitar o mesmo ao ingerir alguns tipos de alimentos com propriedades “relaxantes”, como o triptofano.
Fique a conhecer quais são os seis alimentos que a combater as insónias:
? LEITE E DERIVADOS
O leite contem cálcio, bem como triptofano, dois componentes de que o cérebro precisa para produzir melatonina. A melatonina é uma hormona que o organismo produz naturalmente para dormir melhor. Experimente consumir um copo de leite quente com mel antes de se ir deitar.
? FRUTOS SECOS
Os frutos secos (nozes, amêndoas, pistácios) ajudam a combater as insónias, pois facilitam o aumento dos de serotonina no cérebro. São uma excelente fonte de magnésio e triptofano.
? ESPINAFRES
O espinafre é rico em magnésio, sendo essencial para o bom funcionamento do nosso organismo e saúde cerebral. O défice de magnésio pode estar relacionado com as noites mal dormidas, insónias e tremores. Inclua esta opção ao jantar de modo a para beneficiar o seu sono.
? BANANA
A banana, além de potássio, contém magnésio e vitamina B6, uma vitamina importante na prevenção de insónias. Esta fruta funciona como um sedativo natural.
? OVOS
Além de serem uma boa fonte de proteína, a gema do ovo é rica em triptofano. Um aminoácido que ajuda a produzir serotonina, uma hormona natural essencial para a qualidade do sono.
? CHÁS E INFUSÕES
Apostar em chás e infusões que ajudam a relaxar antes de ir dormir também é outra alternativa eficaz. Os chás de camomila, cidreira ou tília têm um efeito tranquilizador, o que proporciona uma melhor noite de sono.
Agora que conhece alguns dos alimentos estimulantes para o sono, veja quais os hábitos que deve adotar para ajudar.
|