A osteoporose é uma doença silenciosa que se não for prevenida precocemente, ou se não for tratada, vai aumentando progressivamente até à ocorrência de uma fractura.É possível limitar a perda de massa óssea com algumas receitas caseiras. Tome nota...A osteoporose é uma doença caracterizada pela descalcificação e enfraquecimento dos ossos. Atinge principalmente mulheres acima de 65 anos de idade, tornando-as mais propensas a fraturas nas vértebras, costelas e bacia. Os sintomas desta doença são silenciosos e o principal nutriente que previne a osteoporose é o cálcio, presente nos leites, iogurtes, queijos, cereais, feijão branco, aveia, couve, orégãos, brócolos, etc. Além de uma dieta adequada e atividade física regular, as pessoas devem prevenir ao máximo o risco de virem a sofrer de osteoporose. Confira os remédios caseiros para prevenção e comece já a cuidar-se. A toma de suplementos alimentares ricos em cálcio também pode ser uma excelente forma de manter-se saudável.
A hortelã estimula a produção de ácido clorídrico. Tome uma chávena de chá de hortelã 20 minutos antes das refeições.
O chá de cavalinha possui propriedades remineralizantes que ajudam a fortalecer os ossos deixando-os menos propensos às fraturas.
A amora é fruto da amoreira silvestre ou silveira, uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatória e antioxidante. As suas folhas podem ser utilizadas em chá como remédio caseiro para tratamento de osteoporose e cólicas menstruais, também diminui o risco de doenças cardíacas.
Dois copos de sumo de tomate por dia mantêm a osteoporose longe, concluíram cientistas canadenses. O diferencial da bebida é o licopeno, já considerado eficiente na prevenção de outras doenças, como o cancro da próstata e problemas cardíacos.
Ricos em cálcio vegetal e vitamina C, os brócolos são uma magnífica crucífera para manter os seus ossos em boas condições. Coma-os frequentemente em qualquer uma das suas formas, que será de grande ajuda.
Um dos alimentos mais ricos em potássio que existe. Por conseguinte, um dos melhores para ajudar na assimilação do cálcio. Além disso, são muito nutritivas em geral, saciantes e brindam-nos com energia, algo que nunca é demais.
Como o cálcio tem posição de destaque na composição nutritiva da quinoa, o seu consumo contribui significativamente para a manutenção da boa saúde da massa óssea, o que diminui as possibilidades do corpo ser acometido pela osteoporose.
A curcuma é maravilhosa contra os problemas das articulações e também parece que é assim contra a osteoporose. Uma boa maneira de tomá-la é misturando um quarto de colher (de sopa) por copo de leite de amêndoas. Assim, você terá também a presença do cálcio do leite vegetal.
A soja está a revelar-se uma promessa como um potencial fortalecedor ósseo. Contém proteínas que atuam como um estrogéneo leve no corpo. Estes “fito estrógeneos”, ou estrógenos baseados em plantas podem ajudar as mulheres a recuperar a força dos ossos.
O gergelim é eficaz na prevenção da osteoporose, pois ajuda a fortalecer os ossos devido ao seu alto teor de cálcio e de ómega 3.
|
Alimentos que ajudam na prevenção da osteoporose
Voltar
|