Existem determinadas alturas e circunstâncias na vida em que necessitamos de um acréscimo de atenção, concentração ou conhecimento. O nosso cérebro é um músculo que, ao ser estimulado, pode vir a alcançar outros voos. Aprenda a ir mais além
Existem determinadas alturas e circunstâncias na vida em que necessitamos de um acréscimo de atenção, concentração ou conhecimento. O nosso cérebro é um músculo que, ao ser estimulado, pode vir a alcançar outros voos. Aprenda a ir mais além!
A agitação do dia, a correria a que todos estamos sujeitos quotidianamente e o cansaço físico e mental, contribuem para a obtenção de um rendimento cerebral cada vez menos eficiente. É praticamente impossível esvaziar as nossas mentes e não pensar em nada, pelo que existem certos momentos em que desejamos raciocinar melhor, de modo mais rápido e eficiente, seja por que razão for.
De acordo com alguns estudos efetuados, existem alguns estímulos exteriores que podemos utilizar para potencializar a nossa capacidade cognitiva por alguns instantes. Ora veja:
1. Beber café
O café é o companheiro diário de inúmeras pessoas e acaba por ser considerado por muitos como o combustível capaz de ligar o cérebro. Alguns estudiosos acreditam que beber café torna as pessoas mais concentradas, mesmo nas atividades mais tediosas e mecânicas, melhorando o tempo de ação e a reação do cérebro.
2. Beber vinho
Alguns cientistas da Noruega garantem que as pessoas que bebem vinho regularmente possuem uma capacidade cognitiva maior, do que aquelas que não têm esse hábito. E, curiosamente, o estudo proposto por eles também indicou que o vinho faz um efeito superior nas mulheres. Porém, os estudiosos frisaram que esse benefício só é proporcionado quando o vinho não é bebido em excesso, somente com moderação.
3. Luz solar
Os raios solares podem ajudar no desenvolvimento do cérebro. Enquanto o excesso de luz solar pode trazer problemas como cancro ou manchas de pele, a sua completa ausência pode prejudicar o raciocínio das pessoas.
4. Faça pausas
As pessoas pensam que, para possuírem um bom desempenho em determinada tarefa, é necessário estar 100% concentrado o tempo inteiro. Isso não é completamente verdade. Alguns cientistas chegaram à conclusão de que aqueles que se permitem "viajar em pensamentos" conseguem obter melhores resultados nas tarefas realizadas.
5. Fale consigo mesmo
Um recurso que pode ajudar o cérebro a lembrar-se de algo é falar consigo mesmo em voz alta – por mais estranho que isso possa parecer.
6. Dançar
Dançar mantém as múltiplas atividades cerebrais em constante aperfeiçoamento. Algumas das ações que melhoram o desempenho cognitivo estão relacionadas com as rápidas tomadas de decisão ou aos novos aprendizados.
7. Hábitos alimentares
Alimentar-se corretamente é um dos princípios básicos para possuir um cérebro saudável. Alimentos que contenham ómega 3 (como peixes e frutos do mar), aminoácidos e antioxidantes são capazes de tornar o cérebro mais potente. A vitamina E também é ótima para as atividades cerebrais, podendo ser encontrada em muitos tipos de nozes.
8. Exercícios físicos
Praticar exercícios físicos regularmente pode ajudar bastante no desempenho profissional e académico de muitas pessoas. O cérebro pode desempenhar acima de 10% do que o normal quando o organismo está acostumado com as práticas desportivas.
|